Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Um novo teste para detectar a presença do SARS-CoV-2 foi produzido por pesquisadores da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar). O novo exame, semelhante ao RT-PCR, permite verificar a presença do vírus e a carga viral da pessoa infectada por meio da saliva.

A testagem possui tecnologia eletroquimioluminescente, ou seja, quando detectada a presença de material genético do patógeno, uma luz vermelha é emitida, indicando resultado positivo. A carga viral é identificada de acordo com a intensidade da luz. O dispositivo pode ser conectado a um smartphone, o que permite que o processo seja concluído sem a atuação de um profissional especializado.

“O teste tem as vantagens de ser portátil, conseguir analisar 20 amostras ao mesmo tempo e poder se conectar a um smartphone. Tudo com a mesma sensibilidade e precisão dos testes de RT-PCR”, explicou o pesquisador do Centro de Ciências Exatas e de Tecnologia da UFSCar e coordenador do projeto, Ronaldo Censi Faria, à Agência FAPESP (Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo).

O projeto, fruto da pesquisa de doutorado de Taise Helena Oliveira Leite, sob orientação de Faria, teve apoio da FAPESP, da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

“O projeto de pesquisa e desenvolvimento do teste já tinha iniciado e, quando chegou a pandemia, vimos que o modelo poderia ser adaptado para a Covid-19. Rapidamente fizemos alteração no dispositivo que inicialmente detectava o DNA e a quantidade de bactérias que provocam a sepse para a indicação do RNA e carga viral do SARS-CoV-2. Isso mostra como a pesquisa tem de ser constante, ainda mais quando precisamos dar resposta rápida a uma emergência”, explicou Faria.

Leia mais: Covid-19: São Paulo aplica 3ª dose em profissionais de saúde e idosos com mais de 60 anos;Governo de SP divulga calendário para dose de reforço contra Covid-19; veja datas