Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Flickr NIH
Reprodução/Flickr NIH

Crianças que têm microcefalia em decorrência do contágio pelo vírus zika apresentam uma alteração em seu desenvolvimento neurológico, segundo um estudo publicado na revista PLOS ONE. A pesquisa, que recebeu o apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (FAPESP), foi realizada em Salvador (BA) e acompanhou 42 bebês.

Foi confirmado que, entre os dois e os três anos de idade, as crianças apresentam um desenvolvimento neurológico heterogêneo. A variação pode ser detectada por uma avaliação, e a identificação auxilia na abordagem especializada.

Leia mais: Estados e municípios elaboram projetos próprios para combate da pobreza menstrual

Endividamento dos brasileiros bate recorde e compromete quase dois terços da renda média anual

As crianças que contribuíram com a pesquisa tinham entre 24 e 40 meses e nasceram com a síndrome congênita do zika, nome dado às diversas sequelas ocasionados pela infecção ainda na gestação. O vírus é transmitido pelo Aedes Aegypti, mesmo mosquito que transmite a dengue e o chikungunya.

Dentre os problemas, estão a paralisia cerebral em grau elevado e atrasos de cognição. A heterogeneidade foi comprovada por diferentes resultados nas avaliações dos bebês. Também foi descoberto, através do estudo, que a microcefalia está relacionada a um menor nível cognitivo e motor.