Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

Dados do último boletim epidemiológico do Ministério da Saúde publicados nesta segunda-feira (16) apontam que, comparado com os primeiros quatro meses de 2021, os casos de dengue registrados aumentaram mais de 150%. Até a primeira semana de maio, as infecções saltaram de 542 mil para mais de 757 mil. 

No ano passado inteiro, o Brasil somou 544 mil casos. O surto de dengue também causou 265 mortes, e os estados que mais registraram óbitos foram São Paulo (99), Santa Catarina (28), Goiás (28) e Bahia (22).

Leia também: Bolsonaro rebate Lula e diz que “a soberba precede a queda”

A região Centro-Oeste apresentara a maior taxa de incidência da doença, com 1.171 casos a cada 100 mil habitantes. Em todo o país, o estado de São Paulo tem o maior número de casos, com mais de 185 mil registros, seguido de Goiás (123 mil) e o Paraná (95 mil).

Em nota, a coordenadora do InfoDengue, Cláudia Codeço, avalia que o aumento de casos pode ter sido provocado pelo efeito da pandemia de Covid-19 nas ações de controle do mosquito Aedes aegypti, agente transmissor da doença, ou ainda pelo período chuvoso registrado neste início de 2022. A população precisa relembrar o cuidado básico de esvaziar pontos de água parada, como vasos de plantas, caixas d’água e piscinas.

O Ministério da Saúde afirmou ter promovido diversas capacitações de manejo clínico e diagnóstico das arboviroses aos profissionais dos estados e municípios que atuam na ponta para o controle dessas doenças.

Leia também: Colab cria aplicativo para ajudar na vigilância do mosquito da dengue