Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Pixabay
Pixabay

A internet 5G chegará oficialmente no Brasil. De acordo com Moisés Moreira, conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), a quinta geração de internet móvel será liberada em Brasília na próxima quarta-feira (6).

"A equipe técnica deu o 'ok', e Brasília será ligada dia 6. Brasília será a primeira capital do Brasil a ter o 5G efetivamente ativado", disse Moreira durante o evento da TeletimeTec, realizado em São Paulo.

Até lá, a Anatel corre para resolver detalhes técnicos para o usuário não ter problemas. Um deles é a limpeza na faixa de 3.625 a 3.700 MHz para impedir interferências, que consiste na migração do sinal de TV por antenas parabólicas da atual frequência, na banda C, para uma nova frequência.

A responsável por esse serviço é o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência.

Projeto piloto do 5G

Um dos principais motivos para Brasília ser a primeira cidade a receber o 5G é a quantidade de antenas. É um trabalho menor para adaptar a internet móvel.

Leia também: Motoristas podem renovar a CNH de maneira online; saiba como

No último final de semana, foram feitos testes com a ativação parcial e controlada do 5G, e, mesmo assim, foram registradas interferências entre o sinal de internet e o de TV. Por isso é necessário fazer a limpeza da frequência.

A partir da experiência em Brasília, podem surgir novas exigências técnicas a serem implantadas nas próximas capitais.