Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

A rainha Elizabeth II morreu aos 96 anos nesta quinta-feira (8), no Reino Unido. Ela estava sob observação médica desde o início do dia e seus familiares já haviam sido chamados. A informação foi confirmada pela família real britânica.


Confira a seguir personalidades que se manifestaram:

O Governo do Brasil publicou uma foto da monarca acompanhada de uma legenda: "Sua Majestade a Rainha: 1926 - 2022".

Charles fez seu primeiro pronunciamento como rei da Inglaterra. Em um comunicado emitido pela família real, ele diz que esse é um momento de muita tristeza e sua perda será sentida em todo país.

O presidente do Senado Federal Rodrigo Pacheco, prestou as condolências para toda a família e o povo do Reino Unido em nome do Congresso Nacional.

Liz Truss, a nova primeira-ministra do Reino Unido, publicou uma nota oficial em que diz que Elizabeth foi a "rocha onde o Reino Unido moderno foi construído". "Esse é um dia de uma grande perda, mas a Rainha Elizabeth II deixa um grande legado. Deus Salve a Rainha". 

Pelo Twitter, João Doria, ex-governador de São Paulo, destacou: “Foi firme, dedicada e liderou a monarquia britânica com justiça e sensibilidade humana”.

Leia também: China: Cidade de Chengdu prorroga lockdown por conta da Covid-19

Emmanuel Macron, presidente da França, disse que: “Lembro-me dela como uma amiga da França, uma rainha de bom coração que deixou uma impressão duradoura em seu país e em seu século”.

O presidente Jair Bolsonaro (PL) também se manifestou e expôs: "Uma mulher extraordinária e singular, cujo exemplo de liderança, de humildade e de amor à pátria seguirá inspirando a nós e ao mundo inteiro até o fim dos tempos".

O clube de futebol inglês Manchester City expressou condolências e afirmou que: "A dedicação e o serviço de Sua Majestade têm sido exemplares e nos juntamos ao nosso país e à Commonwealth no luto por sua perda".

Pedro Sánchez, presidente da Espanha, se manifestou por meio de suas redes sociais e destacou que ela era “uma figura de relevância mundial, testemunha e autora da história britânica e europeia”.

A Premier League, liga profissional de futebol do Reino Unido, se pronunciou sobre a morte e declarou que “está profundamente triste ao saber do falecimento de Sua Majestade, a Rainha”.

O cantor Elton John lamentou a morte da Rainha Elizabeth II. "Junto com o resto da nação, estou profundamente entristecido ao ouvir as notícias sobre a morte da Majestade Rainha Elizabeth. Ela foi uma presença inspiradora por perto, liderou o país em alguns dos nossos maiores e mais sombrios momentos com graça, decência e um carinho genuíno. A rainha Elizabeth fez grande parte da minha vida desde a infância até hoje, e sentirei muito a falta dela."

Nas redes, Pelé revelou ser “um grande admirador da rainha Elizabeth II desde a primeira vez que a vi pessoalmente”.

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) compartilhou imagens de quando se encontrou com ela e escreveu: “Marcou era como chefe de estado, reinando em convivência com primeiros-ministros de diferentes linhas ideológicas”.

O presidente dos Estados Unidos Joe Biden publicou no site da Casa Branca e em suas redes sociais uma declaração conjunta assinada com a primeira-dama Jill Biden, na qual lamenta o falecimento da rainha britânica e exalta o papel da monarca como Chefe de Estado. "A rainha Elizabeth II foi uma mulher de Estado de dignidade e firmeza ímpares que aprofundou a fundamental aliança entre o Reino Unido e os Estados Unidos. Ela ajudou a tornar nossa relação especial", diz a declaração.

Leia também: Príncipe Charles: Saiba quem é o sucessor da rainha Elizabeth II