Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

O universo dos cosméticos segue em ritmo acelerado em termos de inovação. Cada vez mais, encontramos nas prateleiras novos produtos de beleza que buscam agradar todo tipo de consumidor. Muitas empresas do setor têm demonstrado preocupação com um perfil de cliente em especial: aqueles engajados na causa ambiental e sustentável.

Nesse sentido, destaca-se o interesse pela fabricação do shampoo sólido. Se você nunca tinha ouvido falar da versão em barra do produto, acompanhe a matéria até o final para conhecer melhor essa alternativa, que, além de gerar menos impacto à natureza, não agride a saúde do couro cabeludo e tem um bom custo-benefício.

Veja imagens: Webstory: Saiba quais são os benefícios do shampoo sólido

Sólido X Líquido

Fora o formato e a consistência, os shampoos sólido e líquido diferem-se pela composição. Enquanto o primeiro é mais concentrado e seco e, em geral, leva somente ingredientes naturais em sua fórmula, o segundo constitui-se de considerável quantia de água e de componentes químicos que servem para conservar o material líquido.

A aplicação do shampoo sólido é simples. Você pode esfregá-lo diretamente no couro cabeludo e massagear a cabeça para produzir espuma ou passar a barra nas mãos e espalhar a espuma pelo couro cabeludo e os fios.

Vale a pena adotar o shampoo sólido na rotina?

Quando comparado à versão líquida, o shampoo sólido traz vantagens não só a quem o utiliza, mas também ao planeta, tais como:

1 – Menor impacto ambiental:

Uma vez que sua base apresenta reduzida quantidade de água, o shampoo sólido pode ser vendido em embalagens biodegradáveis e sustentáveis. Dessa forma, a opção em barra dispensa a utilização de plástico para seu armazenamento nas lojas, farmácias e supermercados e, por consequência, evita-se o descarte do material na natureza.

2 – Benefícios à saúde do couro cabeludo e dos fios:

De modo geral, o shampoo sólido é constituído por pouco ou nenhum aditivo químico, portanto não leva parabenos, sulfatos, conservantes e corantes em sua composição. Assim, a versão em barra hidrata, limpa, regula a oleosidade e dá brilho aos fios sem agredir o couro cabeludo.

3 – Melhor custo-benefício:

O shampoo sólido tende a apresentar uma duração maior em comparação com o líquido. A barra permite produzir mais espuma em cada aplicação e, por isso, rende mais lavagens. Logo, a adoção da opção em barra contribui para economizar nas compras. Dependendo da marca, essa versão chega a equivaler cerca de dois frascos de shampoo líquido.

4 – Para todos os perfis:

Assim como a opção líquida, há uma variedade de tipos de shampoo sólido, voltados para os mais diferentes tipos de cabelo. Hidratação, limpeza, volume, brilho, maciez, fortalecimento e crescimento dos fios, além do controle da oleosidade do couro cabeludo, são algumas das alternativas disponíveis no mercado.