Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

As mudanças de estação trazem variações de temperatura, umidade e exposição à radiação solar, o que ocasiona mudanças na pele e nos cuidados com ela. 

Em entrevista ao site da TV Cultura, Luciana Vasquez gerente científica de pele da Natura falou sobre os cuidados essenciais com a pele e variações durante as estações do ano.

No verão, a pele sofre menor propensão à perda de água, maior sudorese e secreção da oleosidade. Nessa época, é indicado se preocupar com a limpeza, usando sabonetes e tônicos faciais adequados ao tipo de pele e de preferência que respeitem o equilíbrio natural.

Como complemento, é importante realizar o tratamento com hidratantes enriquecidos de compostos antioxidantes e evitar procedimentos que deixam a pele mais sensível, como esfoliação e aplicação de ácidos.

no inverno, a baixa umidade do ar favorece a perda de água da pele para o ambiente, tornando-a mais sensível e necessitando uma atenção maior para a hidratação, com produtos que reforçam a barreira da pele, repõem nutrientes e ajudam a manter o seu equilíbrio.

Frio

Com o ar mais seco e a baixa umidade, a pele sofre ressecamento. Algumas peles ficam mais sensíveis e avermelhadas e, portanto, é fundamental que exista um cuidado conectado entre hidratação diária e potente.

Entre os fatores que prejudicam a barreira de proteção da pele, estão: frio, baixa umidade e banhos mais quentes. 

O ideal é tomar banho morno e reforçar os cuidados com a pele, realizando hidratação e esfoliação com produtos mais suaves neste período do ano.

Leia também: Webstory: Cuidados com a pele do rosto no inverno

Entretanto, Luciana adverte que, se mesmo com esses cuidados, existir o aparecimento de regiões mais avermelhadas ou um aumento da descamação, é importante procurar o acompanhamento de um dermatologista.

Consequências

De acordo com a gerente científica de pele, com a falta de cuidados, o ressecamento causado na pele pode ser notado através da falta de brilho, aspereza ao toque, opacidade, coceira, perda de vitalidade, aumento da descamação e na aparência acinzentada dos tons de pele mais escuros.

“Nariz e lábios costumam manifestar primeiro os sinais de ressecamento, aumentando a descamação e ficando mais sensibilizados. Algumas pessoas também podem perceber uma maior sensibilidade e vermelhidão nas maçãs do rosto”, explica.

Rotina de cuidados

Independente da estação, o ritual de cuidado com a pele do rosto tem etapas que começam com a limpeza e tonificação, passam pela hidratação e cuidados específicos e finalizam com o uso do protetor solar.

Para a etapa de limpeza e tonificação, existem produtos específicos para cada tipo de pele, como o sabonete Chronos Limpeza Purificante para pele mista a oleosa e o tônico Chronos Detox para pele normal a seca. 

Outra opção são os sabonetes líquidos da Asepxia, o Limpeza Profunda é indicado para peles oleosas e com poros dilatados. Já o Carvão é indicado para fazer um detox da pele oleosa ou mista, removendo poluição e oleosidade sem ressecar. Por fim, o esfoliante é indicado para todos em utilizarem em dias alternados.

A limpeza pode ser aprofundada com o uso prévio do esfoliante Antissinais Chronos, indicado para todo tipo de pele. Outra opção é o purified skin da Neutrogena, um esfoliante que deve ser utilizado diariamente para que a limpeza da pele seja realizada. É ideal para peles mistas e oleosas. 

Leia também: Saiba quais são os benefícios do shampoo sólido

Hidratação e cuidados específicos são fundamentais e variam com a idade e necessidades individuais. 

Peles mais jovens precisam de energia e proteção ao fotoenvelhecimento, encontrada em Natura Chronos 30+, e peles mais maduras precisam de maior atenção ao fortalecimento da barreira cutânea para aumentarem sua proteção, encontrado em Natura Chronos 70+. 

Necessidades específicas, como controle de oleosidade, melhora da firmeza e redução de rugas, podem ser cuidados com diferentes hidratantes ou séruns super concentrados de Natura Chronos.

A proteção solar pode ser realizada com os protetores faciais de Chronos, desenvolvidos para proteger tanto da radiação UVA quanto da UVB, uniformizar o tom da pele e prevenir o aparecimento de manchas.