Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

A empresa de skincare FOREO Sweden se uniu à marca de tratamentos e cuidados com cabelo Wella Professionals para trazer dicas para uma rotina noturna de cabelo e pele. Confira as recomendações do Dr. Amilton Macedo, médico dermatologista e tricologista, e Andrea Pecora, cabeleireira e especialista em haircare!

1. Alimentação noturna

De acordo com o Dr. Amilton, a alimentação noturna ideal é uma dieta protéica. Durante o sono, o cérebro libera melatonina, hormônio do sono, e o hormônio do crescimento, sendo um momento importante para ter bastante proteína no corpo para estimular a produção de colágeno, essencial para manter a pele com uma aparência mais jovem.

2. Limpeza profunda da pele uma rotina noturna de cabelo e pele

Durante o dia, nossa pele absorve e acumula muitos resíduos de poluição, sujeira, bactérias, maquiagem e até mesmo resquícios de cremes e protetor solar. Por isso, é importante investir em uma limpeza mais profunda para preparar melhor a pele para a nutrição noturna.

“Inicia-se o processo com um demaquilante e seguido da limpeza com o seu sabonete favorito para o rosto. Vale também usar as escovas de limpeza facial para promover uma leve esfoliação”, recomendou o Dr. Amilton.

Veja imagens: Webstory: Dicas para uma rotina noturna de cabelo e pele

3. Não lave o cabelo antes de dormir

“Mesmo que você seque mecanicamente, a raiz do cabelo pode continuar úmida e ser abafada no contato com o travesseiro, sendo completamente prejudicial para a saúde dos fios, deixando-os quebradiços”, comentou Andrea Pecora.

A profissional recomendou aproveitar o período diurno para fazer uma limpeza nos fios, com shampoos adequados para sua necessidade e que combinem com seu tipo de cabelo.

4. Hidratação completa, sem esquecer do lóbulo da orelha

Aproveite a hora de dormir para investir na hidratação dos fios e da pele do rosto, sem deixar de lado o colo, o pescoço, as mãos e, atenção, os lóbulos das orelhas.

“A gente vê muita gente preocupada em manter o rosto com uma aparência jovem, hidratada, mas esquece de cuidar dessas regiões. Conforme envelhecemos, o lóbulo da orelha também vai perdendo firmeza, deixando a aparência da região totalmente comprometida”, explicou o Dr. Amilton.

“No geral, é um momento que eu gosto muito de investir em máscaras faciais com propriedades regenerativas, que vão atuar na pele enquanto dormimos”, completou o médico.

Outra dica é investir em um hidratante especial para a boca. Ela acordará com uma aparência ainda melhor!

5. Umectação do cabelo

Como não podemos deixar de lado a hidratação do cabelo, a dica é investir em óleos noturnos que ajudam a nutrir os fios enquanto dormimos, deixando-os com mais brilho e saúde.

“Meu ritual noturno para essa região é aplicar um óleo noturno, passando a mão entre os fios delicadamente, para que ele absorva bem. Faço uma trança e priorizo sempre dormir com uma fronha de cetim de seda”, comentou Andrea. Segundo ela, esse tipo de tecido ajuda a manter a hidratação e saúde do cabelo e pele durante a noite, garantindo uma aparência ainda mais radiante no dia seguinte.