Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

Desde sempre existe uma repercussão nas redes sociais sobre a facilidade das dietas conhecidas como low carb, que consistem em uma baixa ingestão da quantidade de carboidratos com intuito de emagrecimento rápido.

O site da TV Cultura entrevistou a nutricionista Gabriela Cilla, pós-graduada em Nutrição Clínica Funcional e atleta de crossfit, e a fundadora da clínica NutriCilla, para explicar por que essa dieta não é saudável, principalmente se for feita sem acompanhamento de nutricionista, ou supervisão de nutrólogo.

Veja imagens: Webstory: Entenda os mitos por trás da dieta low carb

Qual o motivo do lowcarb não ser uma dieta funcional?

As pessoas costumam consumir carboidrato de maneira exacerbada e exagerada, quando na verdade ele é o principal aliado para uma dieta de emagrecimento e reeducação alimentar. O primeiro substrato energético é o carboidrato, sendo extremamente benéfico para a geração de energia e funcionalidade do corpo.

Ao diminuirmos a carga de carboidratos, diminuímos as questões fisiológicas do corpo, a transmissão mental, e não existe energia circulando. Logo, a dieta low carb não é funcional, pois você não tem energia para questões vitais, que podem alterar hormônios (como tireóide e sexuais) e prejudicar a perda de massa magra.

Qual o malefício de se inspirar em modelos de redes sociais?

Isso não é real, muitas pessoas que vivem do Instagram na questão de geração de conteúdo têm uma assessoria por trás disso. É importante que a pessoa saiba identificar o porquê dela ter aquele corpo.

É necessário identificar e saber o quanto tempo isso demorou. As pessoas têm uma mentalidade extremamente imediatista, o que atrapalha todo o processo do eventual emagrecimento. O que favorece muito a questão do low carb é o imediatismo, as pessoas querem resultado para ontem, um resultado muito brusco sem uma mudança muito brusca, em um curto período de tempo.

Como quebrar o “tabu” de que não é necessário comer menos para perder massa magra?

Por meio da reeducação alimentar. Cada pessoa tem um objetivo nutricional, cada pessoa tem sua especificidade, metabolismo e preferências.

Claro, é necessário explicar o motivo e o porquê de ser tirado com uma frequência tão grande, mas o interessante de qualquer programa de reeducação alimentar é o equilíbrio, a constância e a quantidade que essa pessoa está comendo aquilo.

Existe alguma situação em que o low carb é necessário?

Para pessoas que têm alteração glicêmica significante, em que ela realmente tem que tratar disso com caráter imediato, a gente acaba entrando com o low carb, para diminuição de uma taxa glicêmica exacerbada, eventualmente para um choque cetônico. São estratégias que são interessantes a curto período de tempo.

Caso tenha o resultado esperado, é possível entrar com outra reeducação, eventualmente um medicamento aliado com uma equipe multidisciplinar ou um médico. Mas é importante lembrar que o low carb não é o segredo de perda de peso, assim como jejum intermitente, cetogênica e afins.

O sucesso de uma dieta vem do quanto o paciente tem uma adesão. Se o paciente gosta daquele plano alimentar, se ele tem prazer em fazer aquilo, ele vai ter uma adesão muito grande ao plano, seguindo isso durante mais tempo.