Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Montagem
Montagem

O período do fim de ano e início do próximo apresenta várias festividades, entre elas, Natal e Ano Novo. Paletas de cores da maquiagem podem impactar diretamente no resultado do look.

Para tirar dúvidas sobre o assunto e selecionar dicas, o site da TV Cultura entrevistou o consultor de Desenvolvimento de Maquiagem do Boticário, Sadi Consati.

Leia também: Família faz vaquinha virtual para comprar remédio de R$ 9 milhões para bebê tratar doença rara

As cores são divididas em grupos por causar sensações diferentes quando visualizadas. As cores quentes, representadas pelo vermelho, laranja e amarelo, transmitem sensações de calor, alegria, expansão e descontração. Já no extremo oposto, as cores frias (azul, verde e violeta) são mais introspectivas e calmas.

Neutras são formadas pelo preto, branco e cinza, e apresentam pouco reflexo, energia e intensidade. “Cores são usadas para despertar sentimentos e estados de espírito diferentes, também são capazes de realçar ou disfarçar suas características físicas”, explicou Sadi.

Quando o intuito é valorizar o corpo, principalmente a pele, o ideal é seguir as variações de temperatura. Se a pele é de cor quente, procure usar roupas, acessórios e maquiagem em tons quentes, e se for fria, escolha itens em tons frios. Misturar cores quentes e frias é viável quando se há mais habilidade.

“O vermelho é classificado como uma cor quente. Isso significa que quem tem pele fria não pode usar? Pode sim, é só escolher um tom de vermelho que tenha em seu subtom o azul na pigmentação. Vivemos um momento de democracia da beleza e, consequentemente, da maquiagem. Por isso, podemos considerar as cores que harmonizam melhor com os looks, mas não se prender totalmente a isso”, destacou Sadi.

Leia também: Cantora Rihanna está grávida de A$AP Rocky, afirma site

Dicas para o Natal

  • Look vermelho

Para esse tipo de look, ele indicou olho com cores claras e neutras e delineado preto, além de blush neutro esfumado e batom vermelho. Outra versão é o olho esfumado com as sombras preto e marrom, e na boca um batom vermelho ou nude (que não seja pálido).

  • Look floral

Maquiagem neutra com variações de tons marrons e beges nos olhos acompanhada de lápis de olho marrom esfumado na base dos cílios e máscara para cílios preta. A textura das sombras pode ser matte para harmonizar com o floral. Para finalizar, blush em tons de pêssego ou bronze, e batom cor de boca.

Outra opção é uma maquiagem colorida que siga os tons da roupa. Olho esfumado com dois ou três desses tons ao estilo “combinandinho”. Os tons mais vibrantes podem ser usados nos olhos e o mais suave na boca, ou escolher o mais vibrante na boca e alguns mais suaves nos olhos. As cores nos olhos podem ser construídas com sombras esfumadas ou então com delineados gráficos coloridos.

Dicas para o Ano Novo

  • Look branco

A sugestão é fazer uma composição mais leve para compor o visual. Os tons pastéis são indicações para esse tipo de intenção. Azuis, verdes, rosas, amarelos e lilases desbotados trazem leveza e uma sofisticação para o look, sendo o contraste da máscara de cílios preta com essas cores impactantes. “O blush pode ser nos tons de coral, pêssego e rosa. E o batom também pode ser suave, seguindo a cartela de cores. Um look todo harmonizado (olhos, rosto e boca) sem dar destaque para apenas um ponto”, disse Sadi.

  • Look preto

O olho pode ser preto esfumado e a textura da sombra mate ou misturada com brilho quando o look apresentar esse tipo de detalhe. Ao invés de sombra, o preto também pode ser do delineador em junção com cílios postiços, além de blush neutro suave e esfumado. E na boca duas opções: batom nude ou vermelho, o que combine melhor com a pele.

  • Look com brilhos

Nessa opção, é possível abusar de texturas metalizadas tanto nos olhos como na boca. “Você pode escolher esse tom de sombra de acordo com o brilho da sua roupa. Use blush mate coral, pêssego ou rosa suave, e na boca opte por tons médios/claros que conversem com o tom das sombras escolhidas”, explicou Sadi.