Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram @alexandrismos
Reprodução/Instagram @alexandrismos

Padrões de beleza sempre existiram, da mesma forma que sempre foram subjetivos, variando entre as gerações e, até mesmo, entre as regiões do mundo. Em outras palavras, o que ou quem era considerado ícone de beleza na década de 1960 pode não ser visto assim atualmente. 

Fato é que, atualmente, os padrões de beleza são disseminados através das redes sociais, tornando-se um agravante já que é a forma mais fácil de enxergar algo inalcançável e iniciar uma busca insaciável pelo "corpo perfeito". Vale ressaltar, no entanto, que as fotos são manipuladas e posadas, da mesma forma que as modelos de revistas tem suas dimensões, pele e estética alteradas graficamente. 

Com isso em mente, surge o movimento "body positive", que promove a aceitação e a positividade corporal independente de raça, gênero, sexualidade, formato do corpo ou capacidades físicas. É uma mobilização por liberdade, pelo direito de existir e se sentir bonito. 

Confira abaixo uma lista de influenciadores que se enquadram no movimento body positive

1. Alexandra Gurgel (@alexandrismos) 

Autora dos livros "Para de se odiar: Porque amar o próprio corpo é um ato revolucionário" e "Comece a se amar", Alexandra Gurgel também é jornalista e fundadora do Movimento Corpo Livre. Sua luta por aceitação começou nas redes sociais, onde, até hoje, discute gordofobia e padrões de beleza. 

2. Caio Revela (@caiorevela) 

Caio Revela é um homem gordo e queer que prega a aceitação dos corpos em suas redes. Com maquiagens glamurosas de sua criação, Revela fala sobre a cultura de beleza e gordofobia. 

Em 2020, o influenciador foi vítima de ataques gordofóbicos quando notícias falsas começaram a veicular sua suposta morte por obesidade, 

3. Bielo Pereira (@hellobielo) 

Bielo se descreve na sua biografia do Instagram como "bigênere, prete e gorde". É ativista pela libertação dos corpos, pregando a aceitação corporal, além de ser empresária e apresentadora. 

Veja imagens: Webstory: Seis influenciadores "Body Positive"

4. Beta Boechat (@betafala) 

Publicitária, Beta Boechat recentemente declarou se identificar como não-binária e ter preferência pelos pronomes femininos. Em suas redes, ela fala sobre o processo de aceitação e descoberta. Atualmente, tem um clube de assinatura que incentiva práticas de autoconhecimento. 

5. Dora Figueiredo (@dora_figueiredo) 

Falando sobre temáticas importantes na sociedade contemporânea, como saúde mental, sexualidade, relacionamentos abusivos e aceitação corporal, Dora Figueiredo inspira seus seguidores com sua trajetória de vencer distúrbios alimentares e adotar práticas positivas quanto ao seu corpo. 

6. Paola Antonini (@paola_antonini) 

Em 2014, Paola Antonini sofreu um acidente de carro provocado por uma motorista alcoolizada. Em decorrência do ocorrido, Antonini perdeu a perna esquerda. Desde então, ela decidiu divulgar nas redes sua trajetória por aceitação, uma vez que não tenta esconder a amputação e, pelo contrário, gosta das próteses brilhantes e chamativas.