Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Pixabay
Reprodução/Pixabay

A meditação é uma atividade que desenvolve a concentração, calma e conexão entre corpo e mente, aliviando as aflições físicas, emocionais e dores. Você pode praticá-la durante a sua rotina. Confira cinco exercícios de meditação para utilizar no dia a dia.

1. Respiração

Em algum momento do seu dia, preste atenção na sua respiração, sem mudar o ritmo dela. Em seguida, inspire profundamente, tentando inflar a barriga e seu peito com o ar e depois expire de uma vez só.

Feche os olhos e observe o som e a temperatura do ar quando a respiração entra e sai por suas narinas.

2. Observe a natureza

Durante o seu dia, observe a natureza, seja de uma janela ou um vaso de planta. Olhe com atenção para ela. Observe também o sol, os pássaros e sinta o calor bater em sua pele. Deixa as sensações tomarem conta de seu corpo e reflita sobre isso durante alguns minutos em silêncio.

Veja imagens: Webstory: Cinco exercícios de meditação no dia a dia

3. Banho de tranquilidade

Quando chegar a hora do banho depois de um longo dia, não pense nos problemas ou nas tarefas. Relaxe o corpo e a mente e sinta a água escorrendo pelo seu corpo e a sensação de tranquilidade, pureza e limpeza física.

4. Gratidão dos dez dedos

Durante uma pausa na rotina, enquanto estiver no banheiro ou até mesmo no transporte público, conte nos dedos dez coisas pelas quais você é grato (a). Não precisa quebrar a cabeça para lembrar grandes momentos de sua vida, apenas situações simples que lhe deixam feliz. Não se esqueça de respirar profundamente em cada contagem.

5. Alongamento

Antes de dormir ou quando acordar, faça um simples alongamento e preste atenção nos seus músculos e ligamentos. Quais você sente alongar, perceba a diferença entre uma perna alongada e a outra que ainda não foi.