As vendas de veículos novos no Brasil registraram um crescimento de 15% em 2024 na comparação com o ano anterior, segundo dados divulgados nesta quinta-feira (12) pela Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea).
Leia mais: Financiamento de veículos cresce 12,4% no mês de novembro, aponta B3
Esse foi o maior aumento anual desde 2007 e colocou o Brasil na liderança entre os 10 principais mercados globais. O avanço foi impulsionado pelo maior ciclo de investimentos da história do setor automotivo nacional, que somou R$ 180 bilhões, conforme divulgado pelas montadoras.
A Federação Nacional dos Distribuidores de Veículos (Fenabrave) apontou que o segundo semestre de 2024 apresentou o melhor desempenho em vendas dos últimos 10 anos, superando significativamente o primeiro semestre, que já havia mostrado números superiores aos de 2023.
No período, as vendas cresceram 32%, retornando aos níveis pré-pandemia, destacou Márcio de Lima Leite, presidente da Anfavea.
A expansão também refletiu na geração de empregos, com a criação de aproximadamente 100 mil novas vagas na cadeia automotiva, diretas e indiretas, ao longo do ano.
Leia também: Deslizamento de terra abre cratera em obra da Linha 6-Laranja do Metrô, em São Paulo
REDES SOCIAIS