Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Bruno Pacheco – Da Cenarium

MANAUS (AM) – A presidente da Associação de Jornalistas e Escritoras do Brasil – Coordenadoria Amazonas (Ajeb/AM), escritora Kátia Maria dos Santos Colares Ribeiro, representará o Amazonas na 91º edição da Feira do Livro de Lisboa, que ocorre entre os dias 26 de agosto a 12 de setembro deste ano, no parque Eduardo VII, na cidade de Lisboa, em Portugal.

O evento é considerado uma das maiores manifestações literárias da ‘comunidade lusófona’, que reúne os países falantes da língua portuguesa. Ao todo, estarão presentes na feira mais de 130 expositores distribuídos em 325 pavilhões, reunindo cerca de 700 marcas editoriais, incluindo empresas brasileiras.

Na programação do evento, está o lançamento da 6ª edição do livro “Sem fronteiras pelo mundo”, publicado pela Rede Sem Fronteiras (RSF) e organizado pela escritora e jornalista Dyandreia Valverde Portugal, com a coautoria de Kátia Colares. Nesta quarta-feira, 25, a representante amazonense no evento afirmou ser uma grande alegria e satisfação fazer parte de mais um evento internacional.

Kátia Colares representará o Amazonas no evento, em Lisboa (Reprodução)

“É com muita satisfação que levaremos a nossa literatura amazônica para o maior evento das comunidades da língua portuguesa”, comentou a presidente da Ajeb Amazonas.

Ainda segundo Kátia, o livro “Uma carta pra você”, lançado em novembro do ano passado, em Manaus, terá também o lançamento internacional no estande da obra “Sem Fronteiras pelo mundo”, no dia 1º de setembro, na Feira do Livro de Lisboa.

“Essa antologia contou com a participação de 44 autores, entre homens e mulheres, do nosso Amazonas e de outros Estados, bem como uma participante residente em outro País.”, comentou Kátia.

A Feira

A Feira do Livro de Lisboa completou 91 anos. Por conta da pandemia da Covid-19, o evento que tradicionalmente ocorre entre os meses de maio e junho, foi adiado pelo segundo ano seguido para o final de agosto e início de setembro.

A organização do evento considerou a edição deste ano como a segunda maior da história, sendo apenas superada pela de 2019, que ocorreu antes da pandemia. O objetivo da feira é estimular o hábito da leitura e promover autores e livros de forma internacional.

Rede Sem Fronteiras

A Rede Sem Fronteiras, entidade cultural que desenvolve e divulga a cultura brasileira e lusófona em todo o território nacional e para leitores de língua portuguesa residentes em mais de 20 países, participará do evento e apresentará as produções literárias de escritores brasileiros e lusófonos, além de prestar uma homenagem a três autores convidados de honra.

Entre os homenageados estão: a escritora Dalma Nascimento, mestra, doutora e professora aposentada pela UFRJ, onde realizou projeto de pesquisa para a Biblioteca Nacional sobre a obra de Nélida Piñon, que ganhou publicação pela instituição, com 14 livros publicados; a escritora Tania Zagury, filósofa, mestre em Educação pela UFRJ, professora-adjunta da UFRJ, conferencista com mais de 5 mil palestras e cursos ministrados e 38 livros publicados; e Tom Farias, jornalista, escritor, crítico literário, roteirista e 15 livros publicados.