Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Victória Sales – Da Cenarium

MANAUS (AM) – Um vídeo gravado por moradores e postado em uma rede social, nessa quinta-feira, 26, mostra um incêndio que atinge cinco fazendas na região Sul do Mato Grosso. A gravação mostra uma mulher chorando após o incêndio atingir uma área próxima à casa dela. O desespero da mulher chamou atenção da internet.

Segundo o Corpo de Bombeiros do Estado, o incêndio se alastrou rapidamente para perto das casas, no bairro Juarez Henrique, mas foi controlado rapidamente, na noite de quarta-feira, 25. Além disso, a equipe atua com 25 pessoas em ação, sendo 22 bombeiros e três da Defesa Civil. O grupo trabalha há, aproximadamente, uma semana para conter o fogo na região.

“Aparentemente, nessa quinta-feira, está um pouco mais tranquilo que a quarta-feira. Mas o problema é o horário, entre 11h e 14h, o fogo costuma a ser mais difícil para realizar o combate”, afirmou o tenente Leonardo Cuiabano Kunze. Informações preliminares destacam que uma área de cerca de 20 mil hectares já foi atingida pelo fogo.

Queimadas

Segundo dados divulgados pelo Projeto MapBiomas, no último dia 16, aponta que de 1985 e 2020 o Brasil queimou uma área em torno de 1,67 milhões de km², o que equivale a um território maior que a Inglaterra por anos. E desse total, cerca de 65% foi de vegetação nativa dos Estados de Mato Grosso, Pará e Tocantins.

Mato Grosso foi Estado que mais detectou focos de calor no Brasil, de acordo com o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe), com mais de 12 mil, em 2021. O Instituto Nacional de Meteorologia declarou “alerta laranja” por conta da seca no Mato Grosso, e “alerta amarelo”, devido à onda de calor que atinge o Estado.