Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Bruno Pacheco e Priscilla Peixoto – Da Cenarium

MANAUS – O público que irá participar do evento-teste no pódium da Arena da Amazônia, em Manaus, no próximo dia 24 de setembro deste ano, terá que ser submetido a uma testagem de Covid-19, do tipo PCR, dentro do prazo de até 48 horas antes da realização do espetáculo. Além disso, a população terá que estar com a vacinação contra o coronavírus em dia para curtir o show do cantor Tierry.

Serão reservados três setores para o público prestigiar a atração, o amarelo, o vermelho e o azul, que estarão visíveis em cabines aos grupos familiares, com cerca de dois metros de distância entre os espaços. Cada bloco do setor terá até nove pessoas, com serviço de bar que será servido aos consumidores. Em caso de um membro testar positivo para Covid-19, não haverá possibilidade de vender o ingresso para outra pessoa.

Público ficará nos setores vermelho, amarelo e azul (Divulgação)

De acordo com o gerente de vigilância das doenças transmissíveis da Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas – Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP/AM), Alessandro Melo, tanto a plateia quanto as pessoas que estarão trabalhando no dia do evento, como a organização e equipes de apoio, precisarão fazer o teste de Covid-19, que será disponibilizado pela instituição.

“A FVS está atuando diretamente com a Secretaria de Estado de Saúde, atendendo os protocolos da Anvisa, no sentido de realizar a testagem das pessoas que vão participar do evento. Teremos duas etapas: a primeira é verificar o status vacinal, onde será realizada a testagem, e a segunda etapa, que aquelas pessoas que estiverem com a situação vacinal em dia. Nesse caso, eles vão realizar o teste do tipo antígeno e somente com o exame negativo eles poderão participar do evento”, comentou Sandro Melo.

Para que haja a testagem da população, equipes da FVS-AM estarão na Arena da Amazônia nos dias 22 e 23, das 18h até 00h, disponibilizando os exames. “As pessoas que comprarem os ingressos já estão sendo orientadas a virem nesses dias para testagem aqui na Arena. Caso as pessoas não queiram fazer a testagem aqui, eles não estão impedidos de participar do evento, pois podem ir em uma drogaria ou laboratório particular e fazer o teste de antígeno ou RT-PCR, no prazo de 48h da realização do exame”, salientou.

Veja também: ‘Representa a vida’, diz idosa ao receber dose de reforço contra Covid-19 em Manaus

Após o evento-teste, a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas (FVS-AM) estará monitorando, por 14 dias, as pessoas que forem ao show para identificar se houve transmissão da Covid-19 ou não. Esse período compreende o período de incubação da doença. Os relatórios serão utilizados para avaliação da retomada de outros eventos pelo Estado.

Ainda segundo Alessandro Melo, será feito um acompanhamento em toda rede de urgência e emergência do Estado. O número do CPF das pessoas que participarem do evento será incluído em um aplicativo para que elas possam ser monitoradas.

“Se essa pessoa for em uma unidade de saúde e for notificada com suspeita de Covid, é obrigatório a notificação e identificação do CPF. A partir do momento que ele entrar no sistema, vamos ter como rastrear onde essa pessoa foi atendida e poder chegar até ela. Vamos poder vincular as pessoas que participaram do evento a uma unidade de saúde e tomar as medidas cabíveis”, destacou.

O cantor Tierry será a atração nacional do evento-teste (Divulgação)

Retorno

Para o secretário de cultura do Amazonas, Marco Apolo Muniz, o evento significa mais um passo para a retomada da economia e da fomentação de cultura e entretenimento no Estado. Ele acredita que, com o avanço da vacina e um percentual “positivo” da população imunizada, é o momento oportuno para voltar a realizar atividades deste segmento.

“É um passo importante para essa retomada da cultura e economia. O governo tem dialogado com todos os movimentos da economia e com o setor cultural não foi diferente. Tivemos muitos limitadores que nos impossibilitaram, mas agora com avanço da vacina e com percentual de pessoas devidamente imunizadas nos dá a segurança para que possamos fazer este evento e vamos em frente. Compreendendo a importância da quantidade de empregos e renda que é gerado numa atividade como esta”, comenta Marco Apolo.

Marco Apolo ainda relembrou outros formatos de eventos que, para serem realizados, necessitam passar por adaptações por conta da pandemia. Ele citou como exemplo o Festival Folclórico de Parintins e o Festival de Cirandas de Manacapuru.

“Em Parintins, não tivemos públicos, mas tivemos mais de mil pessoas testadas com monitoramento da FVS e zero casos de Covid e nenhum impacto negativo para o município. Assim como Manacapuru, com um número significativo de pessoas, mas com impacto zero para a saúde do município. Agora partimos então para o outro lado, que é colocar plateia nestes eventos”, diz o secretário.