Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Marcela Leiros – Da Revista Cenarium

MANAUS – A realidade das crianças de duas comunidades no interior do Amazonas é transformada todos os anos no Natal, há 10 anos, com um dia cheio de brincadeiras, lanches e o mais esperado: os presentes. No Lago do Limão e Lago do Miraaua, na zona rural do em Manaquiri (a 165 quilômetros de Manaus), o Projeto “Faça Uma Criança Feliz” leva um pouco da magia das festividades deste fim de ano a mais de 100 crianças de famílias de baixa renda.

O projeto teve início em 2012 com a ideia principal de apadrinhamento de crianças de 0 a 12 anos, que fazem seus pedidos ao “Papai Noel” por meio de cartas. Essas cartas são escolhidas por “padrinhos” e “madrinhas” e, assim, dezenas de presentes são levados todos os anos para essas localidades que ficam a algumas horas de distância da sede da cidade de Manaquiri. Neste ano, o primeiro após o início da pandemia, 115 crianças foram apadrinhadas e receberão, no sábado, 4, suas bonecas, carrinhos e brindes em comemoração à primeira década do projeto.

“O patriarca da família Medeiros tinha feito uma cirurgia cardíaca e estava em casa sem poder fazer esforço e entristecido. Então pensamos em fazer algo que pudesse deixá-lo mais alegre. Com isso surgiu a ideia de fazer uma festinha natalina com as crianças da comunidade e vestir o senhor Antonio Medeiros de Papai Noel. A partir de então, começamos a envolver a família, sempre com aquele pensamento de que poderíamos fazer algo diferente daquilo que um dia vivemos, pois na nossa infância, brinquedo era luxo”, lembra a coordenadora do projeto, Socorro Medeiros, que todos os anos recebe os convidados que chegam em canoas de lugares distantes.

Nos 10 anos do projeto, que já “amadureceu” durante esse tempo, a intenção não é mais, apenas, presentar. Nesta edição comemorativa, será lançado um desafio no qual as crianças receberão kits escolares com canetas, caderno de desenho, lápis de cor, caligrafia e tabuada para, no próximo ano, participarem de concursos de soletrar, caligrafia e e matemática.

“Temos a ideia de fazer uma biblioteca com livros didáticos e paradidáticos para incentivar a leitura. Entendemos que a necessidade não é exatamente um brinquedo e que existem outras necessidades básicas. Pensando nisso, este ano, resolvemos incluir kits escorares para lançar um desafio para 2022”, explicou Socorro.

Como ajudar

O “Faça Uma Criança Feliz” busca doações de livros para montar a biblioteca. Quem quiser ajudar pode entrar em contato na página do evento no Instagram (@facaumacriancafeliz_manaquiri) e no Facebook (@projetomanaquiri). Os telefones para contato são (92) 98414-7210 e (92) 98211-5393.