Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Da Revista Cenarium*

Em uma época em que a comunicação passou a ser difusa e confusa, com muitos veículos focados no mero sensacionalismo ou nas notícias falsas e impactantes como forma de obter audiência, um grupo de empreendedores do Amazonas se reuniu para lançar uma campanha que pretende conscientizar a sociedade sobre a importância de prestigiar o jornalismo profissional, que segue as boas regras de informação, com checagem, pluralidade e verdade.

O primeiro passo é a publicação, nos veículos desses empreendedores, de um selo que identifica a prática do jornalismo profissional nestes espaços. A campanha “É Fato! Jornalismo Profissional com Credibilidade” também ganhará as ruas em breve, com peças publicadas em várias mídias.

A ideia é diferenciar os veículos que produzem informação com responsabilidade daqueles que são focados apenas em conquistar audiência por meios antiéticos e sem compromisso com a checagem.

É a forma que os empreendedores encontraram de prestar um serviço à sociedade e ao mesmo tempo engajarem-se na campanha que começa a tomar corpo no País, de combate às chamadas fake news.

O selo estará nos portais e blogs que aderiram à campanha a partir deste dia, 1º de dezembro de 2021.

Novas adesões poderão ocorrer e serão avaliadas por todos seguindo unicamente os critérios do jornalismo profissional.

Estão na campanha:

1. Manaus 360º

2. Blog do Mario Adolfo

3. Blog do Hiel Levi

4. Portal Único

5. Amazonas Atual

6. Fato Amazõnico

7. Revista Cenarium

8. Portal Pontual

9. Portal O Poder

10. Amazonas1

11. Portal da Marcela Rosa

12. Portal do Marcos Santos

13. Portal RealTime1

14. BNC

15. Portal Flagrante

(*) Por Hiel Levy