Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Bruno Pacheco – Da Agência Amazônia

SÃO PAULO – O empresário e um dos maiores jogadores de futebol de todos os tempos, Ronaldo Nazário de Lima, o Ronaldo “Fenômeno”, afirmou na noite dessa quarta-feira, 3, no Expert XP, que comprou o Cruzeiro Esporte Clube porque viu um “potencial gigantesco” no feito que superava a dívida do time. O ex-atleta foi a estrela principal da palestra de encerramento da primeira noite do evento, considerado o maior festival de investimentos do mundo.

Veja também: Ex-jogador Ronaldo Fenômeno anuncia compra do Cruzeiro Esporte Clube

“Eu não tinha nenhuma pretensão de fazer aquisições no Brasil, justamente por não ter segurança jurídica até então. Mas mexeu comigo [a possibilidade de comprar] por causa do meu passado com o Cruzeiro, a história. Eu saí bem novinho de lá. O Cruzeiro que abriu as portas do mundo para mim e eu ter a possibilidade de fazer uma recuperação. Eu vi um potencial gigantesco naquilo, como também vi o tamanho da dívida, mas o potencial eu vi muito maior do que a dívida”, comentou o ex-jogador.

“Fenômeno” comprou o Cruzeiro após o time se transformar em Sociedade Anônima do Futebol (SAF), ou seja, quando passou a ser clube-empresa. A medida foi adotada pelo clube em novembro do ano passado como uma alternativa para se livrar de uma dívida estimada em mais de R$ 1 bilhão, já que, com a SAF, é possível conseguir melhores condições de pagamento de impostos e déficits.

Oficialmente, contudo, Ronaldo virou acionista majoritário da SAF do Cruzeiro em abril deste ano, quando o processo de compra do clube mineiro foi finalizado e ele passou a ser dono de 90% das ações da Raposa, que está pelo terceiro ano seguido na Série B do Campeonato Brasileiro de Futebol e tenta voltar à elite nacional.

Caminho sem volta

No evento da Expert XP, Ronaldo “Fenômeno” disse que a Sociedade Anônima do Futebol é um caminho sem volta e que talvez somente o Flamengo e o Corinthians, maiores clubes do Brasil, consigam sobreviver a esse modelo de investimento. O ex-atleta defendeu ainda a criação de uma liga para estar na frente da gestão do futebol brasileiro. “É um outro passo para a profissionalização do futebol brasileiro” disse.

“Eu não vejo outro caminho a não ser a evolução do futebol brasileiro, a não ser a criação da liga. E você vê grandes empresas como a XP acreditando no futebol brasileiro, no potencial da indústria do futebol. A gente tem anos incríveis pela frente”, afirmou o empresário.

Expert 2022

Com mais de 35 horas de conteúdo e uma expectativa de público de 30 mil pessoas, no “São Paulo Expo” e outra 1 milhão nas plataformas digitais, durante os dois dias, o evento de investimentos “Expert XP 2022” começou nesta quarta-feira, 3, e vai até o dia 4 de agosto.

Com diferentes trilhas passando por investimentos, empreendedorismo, tecnologia, ESG e inovação, a Expert XP nasceu em 2011 e foi realizada de forma presencial, até 2019, quando precisou se tornar on-line por conta da pandemia.

Dentre os convidados estão a tenista Serena Williams, Amy Webb (futurista americana, autora, fundadora e CEO do Future Today Institute), Lawrence H. Summers (ex-secretário do Tesouro dos Estados Unidos), Howard Marks (sócio-fundador e co-chairman da Oaktree Capital Management), Nathalia Arcuri (especialista em finanças, fundadora e CEO da Me Poupe!), Thiago Nigro, (CEO e fundador do Grupo Primo e idealizador de O Primo Rico, um dos maiores projetos de comunicação sobre finanças do País) e Edu Lyra (fundador e CEO da Gerando Falcões).

Assista trecho da palestra do Fenômeno: