Jadson Lima - AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - O diretório municipal do partido Avante oficializou, neste sábado, 3, a candidatura à reeleição do atual prefeito de Manaus, David Almeida, com a presença dos senadores apoiadores do presidente Lula (PT), Eduardo Braga (MDB-AM) e Omar Aziz (PSD-AM). Em 2022, o mandatário municipal pediu votos para o então presidente da República e candidato à reeleição, Jair Bolsonaro (PL). O evento ocorreu no espaço Via Torres, no bairro Parque das Laranjeiras, na Zona Centro-Sul de Manaus.
Durante o discurso, Almeida adotou um tom fortemente religioso. "Quando Deus olha para um homem e quando um homem vê em outro homem um pastor, Deus enxerga nele um rei. Quando os homens viam em mim um cabo eleitoral [em 1996], Deus já tinha me visto prefeito", disse.
Sem citar o governo federal, o candidato à reeleição agradeceu os senadores Braga e Aziz pelo que classificou como parceria nos últimos anos. Os dois parlamentares integram a base de sustentação de Lula no Congresso e foram interlocutores de Almeida na Esplanada dos Ministérios, movimento que viabilizou envio de recursos para Manaus via emendas parlamentares. "Sou grato àquelas pessoas que tem me ajudado. Muito obrigado senador Omar e senador Braga por acreditar [na nossa gestão]", disse.
Ao todo, cinco partidos compõem o arco de apoio a Almeida. São eles: Movimento Democrático Brasileiro (MDB), Partido Social Democrático (PSD), Agir e Democracia Cristã (DC), além do Avante, partido de David Almeida e do candidato a vice-prefeito, anunciado na sexta-feira, 2, Renato Júnior.
Leia também: Com Omar e Braga abrindo mão de vice, David Almeida impõe Renato Júnior em chapa ‘puro-sangue’
Apesar da aliança, as negociações em torno da escolha do candidato a vice-prefeito foram marcadas por insinuações de recados. O anúncio de Renato Júnior aconteceu após Braga e Omar abrirem mão da indicação diante da imposição do prefeito para emplacar o amigo e correligionário. Em entrevista ao Fiscaliza Geral, programa da Rede Onda Digital, em 1º de julho, Almeida chegou a dizer que não aceitaria pressões de políticos aliados para a indicação do candidato a vice-prefeito.
Na convenção partidária deste sábado, ambos os parlamentares discursaram no palanque de David e pediram votos para ele. "Hoje, estamos aqui para dar o testemunho e declarar o nosso apoio ao prefeito David Almeida, ao Renato Júnior e aos nossos companheiros, porque temos certeza de que o David é o melhor para a cidade de Manaus. O David está conseguindo com trabalho, com parcerias, com a bancada federal", disse o senador do MDB.
"Ninguém consegue construir nada sozinho. E o David, nos últimos dois anos, tem sido um prefeito que me ajudou a me reeleger senador da República e eu devo essa gratidão ao David Almeida. Eu estou aqui não só pela gratidão. Quem me conhece, sabe que eu tenho palavra quando eu digo que vou fazer, eu faço", disse o parlamentar do PSD.
A convenção da chapa "puro-sangue" de David Almeida homologou a candidatura de pouco mais de 200 candidatos, entre postulantes dos cinco partidos apoiadores, à Câmara Municipal de Manaus (CMM).
Ruptura
David Almeida e os senadores Eduardo Braga e Omar Aziz já foram aliados no passado, mas se tornaram adversários anos depois. Na eleição de 2010, o agora candidato à reeleição para a Prefeitura de Manaus disputou o cargo de deputado estadual na coligação de partidos que elegeu Aziz (então PMN) ao Governo do Amazonas e Braga (MDB) ao Senado Federal. Ele foi eleito com 24.479 votos para a Assembleia Legislativa do Amazonas (Aleam).
Quatro anos depois, ocorreu o primeiro rompimento do grupo. Almeida e Aziz apoiaram José Melo, principal adversário de Braga nas eleições majoritárias para o Governo do Amazonas. Na época deputado estadual, Almeida concorreu à reeleição pelo PSD e foi reeleito com votação inferior ao do pleito anterior. Ele obteve 24.189 votos.
A ruptura total entre Almeida e o grupo político ocorreu em 2017, quando José Melo (Pros) teve o mandato cassado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). Na época, Almeida assumiu interinamente o Governo do Amazonas e não teve o apoio do PSD para disputar a reeleição e permanecer no cargo. Ele não aceitou compor a chapa com o candidato Amazonino Mendes (PDT) e apoiou a candidata Rebeca Garcia (PP), contra a indicação do seu partido.
Um ano depois, em 2018, Almeida (então PSB) disputou o Governo do Amazonas e enfrentou Aziz (PSD) na eleição que foi marcada pelo confronto entre os candidatos. Em um dos debates realizados durante a campanha eleitoral, os dois candidatos trocaram farpas. Aziz afirmou que Almeida tinha prejudicado os servidores da Educação ao não conceder o reajuste quando assumiu interinamente o cargo de governador.
“Omar o que você está falando agora, eu falei pra você o ano passado, quando você me convidou para ser o vice do Amazonino. Eu disse que era uma tragédia administrativa. Não adianta agora chorar o leite derramado. Você que trouxe o Amazonino de volta. Você e o Amazonino tinham que estar neste momento, não era pedindo votos, e sim pedindo desculpas do povo do Estado do Amazonas”, respondeu Almeida na época.
A reaproximação entre os políticos foi retomada a partir de 2022 e intensificada nos últimos meses. Os senadores, que apoiam o Governo Lula 3, tornaram-se articuladores de Almeida junto ao governo federal em Brasília, com a liberação de recursos para a cidade de Manaus. Em agosto de 2023, o prefeito de Manaus reuniu-se em Brasília com o ministro das Cidades, Jader Filho, para viabilizar recursos nas áreas de habitação e infraestrutura na capital amazonense.
Vice
Escolhido por Almeida para ser o candidato a vice-prefeito, Renato Junior ocupou a titularidade da Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento, Centro e Comércio Informal (Semacc) até 2022. Ele deixou a pasta para assumir a Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminf), uma das pastas mais estratégicas e importantes da gestão manauara.
O nome do agora candidato a vice-prefeito foi anunciado por David Almeida na sexta-feira, 2, em uma transmissão ao vivo nas redes sociais. “Renato é um parceiro, amigo, leal, valoroso e trabalhador, que vai estar conosco nessa jornada, sob a concordância dos partidos aliados”, disse o candidato à reeleição na presença de Renato Junior.
O agora candidato a vice-prefeito é considerado um dos principais interlocutores de David Almeida juntos aos vereadores da Câmara Municipal de Manaus.
REDES SOCIAIS