Marcela Leiros - AGÊNCIA CENARIUM
MANAUS (AM) - A empresária Maria do Carmo Seffair (Novo) afirmou neste sábado, 3, na convenção que a confirmou como candidata a vice-prefeita na chapa de Alberto Neto (PL), que não será um "abajur" na disputa eleitoral. A declaração faz referência ao objeto decorativo, indicando que ela busca o protagonismo nesta eleição municipal.
O evento ocorreu pela manhã no Ginásio do Clube do Trabalhador (Sesi), na Zona Leste de Manaus (AM). Em coletiva de imprensa, a candidata foi questionada sobre outra declaração, feita em janeiro deste ano, quando afirmou que ser vice em uma chapa significaria ser um abajur. Até semana passada, Seffair era pré-candidata à prefeita, mas aceitou convite do PL para junta-se a Alberto Neto.
A agora candidata a vice-prefeita disse ter alinhado as expectativas com o candidato a prefeito da chapa. "Quando eu conversei com o capitão Alberto Neto, nós acertamos as nossas bases e não serei abajur. Isso eu te digo com toda clareza", declarou.
Direita
O evento contou com a presença de figuras da direita nacional, como o vereador de São Paulo, Fernando Holiday (PL). Além das candidaturas de Maria do Carmo e Alberto Neto, foram homologadas as candidaturas de 42 candidatos e candidatas a vereador do PL, e 42 do Novo.
O ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) mandou um vídeo, que foi exibido no evento. "Vamos juntos fazer uma campanha para que Alberto Neto assuma a Prefeitura de Manaus e comece de fato a mudar o destino dessa capital e desse Estado", declarou.
À imprensa, Alberto Neto disse não se preocupar com uma eventual "divisão" de votos da direita entre a sua candidatura e a de coronel Alfredo Menezes, e citou o vídeo de Bolsonaro como exemplo. Menezes era um dos aliados mais próximos do ex-presidente. Agora, é candidato a vice na chapa de Roberto Cidade (União Brasil). As candidaturas foram homologadas em evento realizado também neste sábado.
"A chapa da direita, a chapa do presidente Bolsonaro é a chapa Ordem e Progresso. É a chapa do capitão Alberto Neto e da Maria do Carmo", declarou. "A direita está aqui, não está dividida".
O número do público nos dois eventos chamou a atenção. Segundo estimativa da organização da convenção do União Brasil, na Arena Poliesportiva Amadeu Teixeira, Zona Centro-Sul da capital, mais de 30 mil pessoas estiveram presentes. Na convenção do PL, a estimativa é de mais de 5 mil.
Menezes desafiou o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) a lotar a Arena da Amazônia. "Eu vou fazer um vídeo, que quero mandar pro presidente, para que o Bolsonaro, da próxima vez que vier a Manaus, ele fale com o nosso grupo, se ele quiser encher a Arena da Amazônia", disse o candidato no ato de oficialização da campanha.
REDES SOCIAIS