Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Davi Vittorazzi — AGÊNCIA CENARIUM

CUIABÁ (MT) — Um incêndio atinge uma área florestal do Pantanal, na Terra Indígena Umutina, no município de Barra do Bugres (MT), a 169 quilômetros de Cuiabá. As chamas começaram no domingo, 4. Equipes do Corpo de Bombeiros de Mato Grosso (CBMMT) atuam no combate às chamas. Até o momento, ainda não foi estimada a área atingida pelo incêndio.

De acordo com o CBMMT, o combate às chamas é dificultado por se tratar de uma região de difícil acesso. A instituição destaca que ainda não foi possível identificar a origem e as causas do incêndio. Os bombeiros militares foram acionados por uma coordenadora da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

Imagens registradas por testemunhas mostram as chamas consumindo a vegetação sem controle. O Corpo de Bombeiros informou que o incêndio começou no final da tarde de domingo, 4, e as equipes do município de Tangará da Serra (MT), a 242 quilômetros de Cuiabá, foram até o local para realizar o combate às chamas. Brigadistas voluntários também atuam no local.

O território indígena é habitado pelos povos Umitina, Iranxe (Manoki), Nambikwara e Paresí. A área é de mais de 27 mil hectares e fica localizada no município de Barra do Bugres (MT). Cerca de 500 indígenas vivem na região.

Outros incêndios

Segundo o balanço dos CBMMT, 21 incêndios estão ativos em Mato Grosso até esta terça-feira, 6. Os brigadistas combatem as chamas com apoio de duas aeronaves, um helicóptero e 48 viaturas entre caminhões-pipa e caminhonetes, além de nove máquinas e três embarcações.

Na Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Sesc Pantanal, no município de Poconé (MT), 14 bombeiros combatem um incêndio florestal com o emprego de dois aviões. As equipes contam com apoio de brigadistas do Sesc e do Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio).

Bombeiros em combate aos incêndios (Michel Alvim/Secom-MT)

Também na região do Pantanal, 36 bombeiros combatem incêndios no Porto do Triunfo e na Fazenda Cambarazinho, em Poconé e em Porto Conceição, na divisa com a Bolívia. As equipes contam com dez viaturas, nove máquinas, quatro caminhões auto tanque e três embarcações.

Brigadistas do ICMBio e do Ibama também combatem um incêndio próximo à divisa da Reserva Particular do Patrimônio Natural Estância Dorochê, dentro do Parque Nacional do Pantanal Mato-grossense (Parna Pantanal).

Já na capital mato-grossense, 17 bombeiros combatem incêndios na região da rodovia MT-251, conhecida popularmente como Estrada de Chapada. As equipes estão distribuídas em chácaras na região do Coxipó do Ouro e contam com apoio de cinco viaturas.