Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

O Produto Interno Bruto (PIB) do Brasil teve um tombo histórico de 9,7% no 2° trimestre deste ano em comparação com os primeiros três meses, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Os dados, divulgados nesta terça-feira (1°), colocam a economia brasileira oficialmente em recessão técnica, caracterizada por dois trimestres consecutivos de retração da atividade econômica

Leia também: Nova nota de R$ 200 passa a circular nesta quarta

Essa é a maior queda registrada pelo IBGE desde 1996 e aconteceu no auge da crise causada pela pandemia do novo coronavírus. Entre os setores mais afetados, estão o consumo das famílias (-12,5%), a indústria (-12,3%) e o de serviços (-9,7%). Somados, a indústria e os serviços representam 95% do PIB nacional. No mesmo período, a agropecuária registrou aumento de 0,4%, devido à produção, principalmente, de soja e café. 

Segundo o instituto, o PIB - soma dos bens e serviços produzidos no Brasil - somou R$ 1,653 trilhão entre abril a junho. Após revisão da queda do primeiro trimestre de -1,5% para -2,5%, a economia acumulou queda de 5,9% no primeiro semestre de 2020. Nos últimos quatro trimestres, encolheu 2,2% e, em comparação com o segundo trimestre de 2019, teve recuo de 11,4%. 

Leia também: Pandemia do novo coronavírus provoca a pior crise da aviação comercial desde a 2ª Guerra Mundial

Com isso, o PIB está no mesmo patamar do final de 2009, quando o País sofreu com a crise global, causada pelas consecutivas quebras na economia dos Estados Unidos.