Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Getty Images
Getty Images

1. Iluminação natural

Casas com iluminação natural na arquitetura ajudam a usar menos recursos como a energia, sendo importante para a sustentabilidade do planeta.

Ao permitir a entrada da luz solar, é possível economizar a energia elétrica, tanto pela redução de luzes artificiais quanto pelo uso do ar condicionado, uma vez que a iluminação natural não gera calor.

2. Lâmpadas

As lâmpadas de LED já se consolidaram como as que duram mais e são mais econômicas. Uma lâmpada LED de 18 watts, por exemplo, ilumina o mesmo e consome 80% a menos do que uma incandescente de 100 watts,

Para economia, troque todas as lâmpadas antigas por lâmpadas de LED.

Veja imagens: WebStory: Cinco dicas para economizar energia elétrica em casa

3. Aparelhos eletrônicos na tomada

Os equipamentos em stand by consomem pouca energia, mas somando todos em uma residência, podem atingir aproximadamente 5% de economia.

Em uma casa onde quatro pessoas consomem em média 300 kWh mensalmente, essa economia ficaria em torno de R$ 12.

4. Eletrodomésticos

Manter os eletrodomésticos em boas condições é importante para não gerar desperdício de energia elétrica em casa.

Sendo assim, é essencial adotar práticas como verificar se a borracha da geladeira está com a vedação em perfeito estado e limpar os filtros de máquinas de lavar e ar condicionado.

5. Ferro elétrico, chuveiro e máquina de lavar

Para reduzir o consumo, dê preferência para passar mais roupas por vez do que passar uma peça a cada ligada do ferro.

Ao utilizar o chuveiro, use a função verão e diminua o tempo dos banhos. Já no caso da máquina de lavar, junte diversas peças para utilizar a capacidade total do equipamento, ao invés de lavar poucas peças por vez.