Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Facebook
Reprodução/Facebook

O que significa ser feliz? É aqui. E agora. Existir. Viver as alegrias e tristezas que se apresentam a todo instante no nosso dia. A palavra “feliz” tem a mesma origem de “fértil”, “frutífero”, o mesmo sentido de doar, dar. É o que explicou a Monja Coen Roshi durante o Encontros Digitais Cultura, mediado por Mariana Kotscho e Roberta Manreza. Na companhia do filósofo e professor Mario Sergio Cortella, esses dois mestres pensadores sobre vida partilharam alguns de seus conhecimentos.

"Existem duas proibições morais: primeira, ser feliz o tempo todo. Segunda, ser infeliz o tempo todo. Ambas são ofensa moral. Tudo tem seu modo, seu momento, seu tempo. Nesse período difícil para a humanidade, ser feliz o tempo todo é estar alheio. Quem é feliz o tempo todo é tonto", disse Cortella. "Cada morte que tem acontecido é um pouco de morte para cada um de nós, mesmo que eu não conheça quem se foi. Porque a nossa casa é o planeta e a nossa família é o ser humano. Estamos falando de compaixão", completou a Monja.

Ambos explicaram ainda que felicidade pode ser uma coisa simples, como olhar a lua ao lado de uma pessoa querida, é ficar em silêncio, é ampliar o olhar. "É uma construção, nada desaba sobre você. É preciso estar atento e de fato procurar”, disse ainda o professor. "As pessoas estão com nostalgia demais e ansiedade demais. Vamos apreciar mais o momento presente que tem todos os sentimentos. Entre otimistas e pessimistas, melhor os realistas", lembrou a Monja, que propôs um exercício para quem quer começar essa busca pelos bons sentimentos.

"Lembre-se de um dia, de um momento de felicidade que você viveu. E fique com essa sensação boa. A dor existe sempre na vida de todos, mas o passo é tomar providencias para melhorar, curar. A vida nos dá ‘flechadas’ e você pode escolher se tira as flechas e cuida da ferida ou se coloca mais flechas e nunca cuida disso", finalizou Monja Coen.

A entrevista completa você encontra no canal do YouTube da TV Cultura.

Na próxima segunda-feira (10), às 16h, tem mais uma live, dessa vez falando sobre como o humor pode ajudar a sobreviver em momentos difíceis.