Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Freepik
Freepik

O Ministério da Educação (MEC) lançou, na última quarta-feira (23), o Exame Nacional de Formação da Avaliação Médica (Enamed), prova que visa avaliar a qualidade dos cursos de medicina no Brasil.

A avaliação utilizará como base de referência instrumentos teóricos desenvolvidos pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). A prova será aplicada anualmente, e a primeira edição está prevista para acontecer ainda este ano, em 200 municípios.

Leia mais: Bolsonaro apresenta “piora clínica”, diz boletim médico

A prova terá 100 questões de múltipla escolha, incluindo os seguintes temas:

  • - Clínica médica
  • - Cirurgia geral
  • - Pediatria
  • - Medicina da família e comunidade
  • - Ginecologia e obstetrícia
  • - Saúde mental
  • - Saúde coletiva

    De acordo com o MEC, o Enamed tem como público-alvo:

    - Estudantes de medicina inscritos no Enade (prova aplicada pelo Inep que avalia o desempenho acadêmico e conhecimento adquirido ao longo do curso), que desejam utilizar a nota da prova no processo seletivo do Exame Nacional de Residência (Enare);

    - Médicos interessados em participar do processo seletivo de programas de residência médica com acesso direto do Enare, inscritos no Enamed, dentro do período a ser estabelecido no edital.

    Leia mais: Mais de 60 mil pessoas já visitaram caixão do papa Francisco, informa Vaticano

      É previsto pelo MEC que asinscrições para o exame sejam abertas em julho deste ano. As provas devem acontecer em outubro e a divulgação dos resultados ocorrerá em dezembro.

      Entre estudantes e médicos já formados, são esperados cerca de 42 mil candidatos na primeira edição do Enamed.

      O ministro da educação, Camilo Santana, afirmou que uma segunda etapa da prova deve ser criada, avaliando os alunos que estão na metade do curso de medicina. Por enquanto, ainda não há data definida para a implementação dessa fase.