O Ministério da Educação (MEC) e o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) divulgam o resultado dos recursos de isenção da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) nesta quinta-feira (22).
A informação poderá ser verificada pelos estudantes na Página do Participante. O pedido poderia ser solicitado novamente por aqueles que receberam uma devolutiva negativa até o dia 16 de maio.
O procedimento, por sua vez, também estava previsto nos casos em que o candidato faltou aos dois dias do Enem 2024, justificou a ausência para ter direito à gratuidade na edição deste ano, mas teve a solicitação negada.
Leia também: Quina e Lotomania: veja os resultados dos sorteios realizados nessa quarta-feira (21)
Quem não foi contemplado com a isenção deverá pagar a taxa de R$ 85 para poder realizar as provas em 2025.
As provas da edição deste ano serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia ocorre a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Já no segundo dia, a prova trará 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
REDES SOCIAIS