O prazo para pagamento da taxa de inscrição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2025 foi prorrogado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
A informação foi divulgada por Camilo Santana, ministro da Educação, na segunda-feira (16). O valor chega a R$ 85 para quem não tem direito a isenção. Agora, o pagamento pode ser feito até o dia 27 de junho, via boleto bancário, pix ou cartão de crédito.
As provas serão aplicadas nos dias 9 e 16 de novembro. No primeiro dia, ocorre a aplicação do bloco de linguagens e ciências humanas, além da redação. No total, são 40 questões de língua portuguesa e cinco de inglês ou espanhol, além de 45 questões de ciências humanas. Já no segundo dia, a prova terá 45 questões de matemática e 45 questões de ciências da natureza.
Por conta da COP 30, os participantes das cidades de Belém (PA), Ananindeua (PA) ou Marituba (PA) poderão realizar o exame nos dias 30 de novembro e 7 de dezembro.
Veja os horários de aplicação (no fuso de Brasília):
Abertura dos portões: 12h;
Fechamento dos portões: 13h;
Início das provas: 13h30;
Término das provas no 1º dia: 19h;
Término das provas no 2º dia: 18h30.
O Enem avalia o desempenho escolar dos estudantes ao término da educação básica. Ao longo de mais de duas décadas de existência, tornou-se a principal porta de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sistema de Seleção Unificada (Sisu) e de iniciativas como o Programa Universidade para Todos (Prouni).
Instituições de ensino públicas e privadas o utilizam para selecionar alunos. Os resultados são utilizados como critério único ou complementar dos processos seletivos, além de servirem de parâmetro para acesso a auxílios governamentais, como o proporcionado pelo Fundo de Financiamento Estudantil (Fies).
REDES SOCIAIS