O prazo para os interessados em solicitar isenção da taxa de inscrição para Prova Nacional Docente (PND) encerra nesta sexta-feira (4), às 23h59 (horário de Brasília).
Estão isentos da taxa os estudantes habilitados e inscritos no Enade 2025 por suas instituições de ensino, participantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica inscritos no CadÚnico, e doadores de medula óssea cadastrados em entidades reconhecidas pelo Ministério da Saúde.
Leia mais: Aluguéis residenciais sobem 1,02% em junho, revela índice da FGV
As inscrições estarão abertas de 14 a 25 de julho e deverão ser feitas exclusivamente pelo sistema da própria PND, com a informação do número do Cadastro de Pessoa Física (CPF), a data de nascimento, endereço de e-mail e número de telefone fixo e/ou celular válidos.
O valor da taxa de inscrição será de R$ 85. Os candidatos podem fazer o pagamento até o dia 31 de julho.
O resultado da isenção será divulgado em 14 de julho.
A prova, conhecida como ‘CNU dos Professores’, também tem como objetivo avaliar a formação dos estudantes das licenciaturas.
Segundo o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), “a prova não substituirá os concursos públicos". A iniciativa é uma das estratégias centrais para o aprimoramento da qualidade da formação docente no país. Desse modo, a aplicação anual da PND visa auxiliar na captação de profissionais com a formação adequada”.
Cronograma:
Solicitação de isenção da taxa de inscrição: 30 de junho a 4 de julho
Inscrição: 14 a 25 de julho
Solicitação de atendimento especializado e nome social: 14 a 25 de julho
Pagamento da taxa de inscrição: 14 a 31 de julho
Aplicação da prova: 26 de outubro
Gabarito preliminar e padrão de resposta: 28 de outubro
Gabarito definitivo e padrão de resposta da questão discursiva: 11 de novembro
Resultado final da prova: 10 de dezembro
REDES SOCIAIS