Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Unsplash
Unsplash

Estudantes pré-selecionados na lista de espera do Programa Universidade para Todos (ProUni), referente ao segundo semestre de 2025, têm até esta sexta-feira (5) para comprovar as informações prestadas na inscrição.

O resultado pode ser conferido no Portal Único de Acesso ao Ensino Superior. A entrega dos documentos pode ser feita presencialmente ou por meio eletrônico.

Leia também: Unesp 2026: inscrições para mais de 5 mil vagas em 24 cidades de SP são abertas

A instituição de ensino superior deverá disponibilizar em suas páginas na internet um campo específico para o encaminhamento da documentação.

Caso esse tipo de acesso não possa ser disponibilizado, ele deverá ser colocado à disposição dos estudantes para que recebam a documentação, fisicamente, nos locais de oferta de curso e nos horários regulares de seu funcionamento. A instituição deverá, ainda, emitir a comprovação da entrega dos documentos, de acordo com o meio utilizado, seja físico ou virtual.

Vale lembrar que a lista de espera é voltada aos inscritos que não foram pré-selecionados nas chamadas regulares ou que foram reprovados por não formação de turma.

De acordo com o Ministério da Educação (MEC), o registro de aprovação ou reprovação do candidato e a emissão do termo de concessão de bolsa, se for o caso, deverão ser providenciados pelas instituições participantes da atual edição do ProUni. O prazo vai até o dia 12 de setembro.

De acordo com o Edital nº 14/2025, que rege a seleção, aquelas que optarem por efetuar um processo próprio de seleção, já deverão ter comunicado formalmente aos candidatos sobre a existência dessa exigência. As instituições precisam informar a natureza da sua seleção e os critérios para aprovação, que não poderão ser mais rigorosos do que aqueles aplicados aos demais estudantes selecionados em seus processos seletivos regulares. Além disso, é proibida a cobrança de qualquer tipo de taxa para a seleção dos estudantes.

Leia também: Opinião fala sobre processo de adoção no Brasil na edição desta sexta-feira (5)

Nesta edição, o MEC disponibiliza mais de 211 mil bolsas, sendo 118 mil integrais (que cobrem 100% da mensalidade) e 93 mil parciais (50% do valor). As oportunidades estão distribuídas em mais de 370 cursos de 887 faculdades e universidades particulares em todo o Brasil.

Com 13.774 bolsas em todo o país, administração foi o curso com a maior oferta de oportunidades, sendo 9.275 bolsas integrais e 4.499 parciais.

Em seguida, aparecem os cursos de direito, com 13.152 bolsas (4.277 integrais e 8.875 parciais); pedagogia, com 11.339 bolsas (8.465 integrais e 2.874 parciais); e educação física, com 8.939 (6.063 integrais e 2.876 parciais). Para medicina, foram ofertadas 1.159 bolsas, sendo 988 integrais (sem custo de mensalidade) e 171 parciais.