Eleições

Qual a diferença entre uma pesquisa eleitoral e o “DataPovo”? Especialista explica

Nos últimos meses, muitos aliados do presidente Jair Bolsonaro usaram o termo para desqualificar os Institutos de Pesquisa; veja o motivo para não comparar as duas coisas


11/10/2022 16h29

Durante o último Roda Viva, transmitido na última segunda-feira (10), o presidente do Instituto Ideia e professor da Universidade George Washington, Maurício Moura, explicou as diferenças entre os números apresentados por uma empresa de pesquisa e o “DataPovo”, termo usado por apoiadores do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Muitos políticos aliados do presidente e os apoiadores usam imagens de manifestações, visitas do presidente em outros países e as “motociatas” para afirmarem o tamanho do apoio que ele tem e tirar os créditos dos institutos de pesquisa.

Moura explica que os métodos usados nas pesquisas têm como objetivo representar o universo de toda a população brasileira e não apenas uma parcela da sociedade.

Leia também: “Pesquisa não pode ser protagonista da cobertura da eleição", afirma presidente do Instituto Ideia

“Não necessariamente, um público que vai em determinado comício representa o universo dos brasileiros. Ou aqueles que respondem uma enquete de determinado perfil nas redes sociais. Tem uma amostragem por trás que garante a representação de todo universo”, explica.

O professor ainda citou um exemplo dado em suas aulas. Quando uma pessoa precisa fazer um exame de sangue, não é necessário retirar do corpo todo para obter as informações.

Moura também citou um momento histórico para ajudar na diferenciação. Em 1998, no primeiro que foi permitido a reeleição no país, Lula organiza comícios muito maiores do que Fernando Henrique Cardoso, presidente na época. Mesmo assim, o tucano venceu a disputa no primeiro turno.

Ao final da explicação, ainda brincou que “não é porque a torcida do Botafogo enche o estádio, que torna ela a maior do país”.

Assista ao programa na íntegra:

Leia também: "Infelizmente, a confiança nas urnas eletrônicas diminuiu no Brasil", diz Maurício Moura, presidente Instituto Ideia

ÚLTIMAS DO FUTEBOL

ÚLTIMAS NOTÍCIAS

Secretaria de Saúde de SP dá dicas para evitar intoxicação infantil durante as férias

EUA receberam informações de plano iraniano para assassinar Donald Trump; Irã nega

Aeroporto de Porto Alegre será reaberto em outubro, diz ministro

Militares custam 16 vezes mais à União do que aposentados do INSS, revela TCU

Concurso TSE Unificado: calendário das provas é alterado; veja mudanças