Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Instagram
Reprodução/Instagram

Nesta quinta-feira (6) é comemorado o Dia Nacional do Rap. O estilo de música e de vida, forte nas periferias brasileiras, era criminalizado e hoje ocupa espaços de representatividade e luta. Para comemorar a data, separamos alguns momentos marcantes em que o Rap esteve presente na TV Cultura.

1- Roda Viva com Mano Brown

    Um dos maiores representantes do rap no país, o líder e vocalista do Racionais MCs esteve no centro do Roda em 2007. O rapper afirmou que é a comunidade das favelas que acaba com a violência e não a polícia. Ele falou também sobre drogas, política e que rejeita o papel de exemplo para os jovens.

    2- #Provoca com Dexter e Rincon Sapiência 

    Há quase dois meses, Marcelo Tas recebeu no especial #Provoca Em Casa, os rappers Dexter e Rincon Saíência. No programa duplo, os artistas falam sobre liberdade, racismo, política e, também, sobre as dificuldades enfrentadas pela periferia.

    3- Manos e Minas com SNJ

    O programa Manos e Minas, totalmente voltado para o público que curte rap, trouxe um dos maiores clássicos do rap nacional. Somos Nós a Justiça, grupo formado em 1996 e atualmente composto por Sombra, Cabeça, Chris, Rebeld, Minari e DJ Gilmar.

    4- Karol Conka fala sobre Sabotage no Cultura Livre

    No programa apresentado por Roberta Martinelli, a rapper Karol Conka prestou homenagem ao rapper Mauro Mateus dos Santos, assassinado em 2003. O Acervo do programa apresenta Sabotage cantando na favela do Canão e Carol ainda fala do trabalho que faz em homenagem ao rapper.

    5- Roda Viva com Emicida

    Na semana passada, o Roda Viva recebeu o rapper Emicida. Compositor, poeta, desenhista, escritor e produtor musical, Emicida já fez parte do elenco de Manos e Minas como repórter em 2010. No centro da Roda, o rapper também expôs sua opinião sobre o cenário político brasileiro e sobre representatividade.