Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nadja Kouchi/TV Cultura
Nadja Kouchi/TV Cultura

As noites de sábado nunca mais serão as mesmas a partir deste dia 8 de agosto. É que Talentos, o reality da TV Cultura, estreia revelando artistas incríveis de todos os cantos do país. Ao longo dos episódios conheceremos jovens muito talentosos até chegarmos no nome do vencedor, que será a nova revelação do teatro musical brasileiro. Para você já entrar no clima, conversamos com o Jarbas Homem de Mello, apresentador, e também com parte do elenco do programa, e pedimos dicas valiosas para quem está começando na área.

JARBAS HOMEM DE MELLO, apresentador do Talentos

Esse é O CARA dos musicais, segundo público e crítica! Nascido no Rio Grande do Sul, Jarbas Homem de Mello é referência quando o assunto é teatro musical. Com mais de 20 espetáculos no currículo, o ator e bailarino é um dos desbravadores e maiores incentivadores desse mercado no Brasil. Premiado por muitos de seus trabalhos ele conta que alguns deles acabaram marcando para sempre sua vida, como Cabaret, Chaplin e Cantando na Chuva. Como apresentador do Talentos ele terá muito a ensinar aos jovens ao longo dos episódios. Aqui, ele dá já algumas dicas:

- ESTUDAR SEMPRE: Busque sempre se atualizar, referências, histórias sobre os musicais.

- SEMPRE HÁ ALGO A APRENDER: Por mais experiente que você seja, nunca estamos prontos. Há sempre novas coisas a aprender.

- OLHE PARA VOCÊ: O auto-conhecimento é a chave para seguir em frente. Tudo está dentro de casa um de nós!

SARA SARRES, cantora e atriz

Considerada uma das divas dos musicais não só no Brasil, mas também no mundo, essa brasiliense de belíssima voz tem vinte anos no teatro musical. Assim como Jarbas, ela foi uma das artistas que desbravaram esse mercado. Fez o Les Miserables no início da carreira e a partir daí emendou um espetáculo no outro, dentre eles Fantasma da Opera, sendo a única brasileira a interpretar o papel aqui no país e em turnê mundial. “Fico muito feliz em ver o Talentos acontecendo. Tudo isso é fruto de tudo o que plantamos. A gente sempre lutou para que o Brasil acreditasse no Teatro Musical”. Anote as dicas da diva sobre carreira:

- ESTUDAR E ESTUDAR: Sou arte educadora e acredito na disciplina que o estudo traz. Sem estudo não dá para desenvolver e lapidar seus talentos.

- TRÊS PILARES: Aulas de canto, interpretação e dança são os grandes focos para você se preparar.

- PREPARE SEU CORPO: Procure aulas de balé, sapateado e jazz que dão uma boa base para o mundo da dança.

- FOCO NO LÍRICO: O Canto lírico é o básico para quem quer ser um profissional do teatro musical. Além dele o Belting, técnica de canto especifica para musical, também é muito importante.

DIEGO MONTEZ, ator

Ele é um dos mais cobiçados do teatro musical brasileiro atual. Filho do apresentador Wagner Montez e da atriz Sonia Lima, Diego faz trabalhos na televisão desde os 8 anos (está agora com 27), há 10 brilha nos musicais e já ganhou prêmios pelo trabalho. “Eu sempre segui minha mãe nas gravações das novelas. Ela é minha grande inspiração”. Veja as dicas do ator sobre a carreira:

- DISCIPLINA É ESSENCIAL! Essa vida de artista é uma maratona e você precisa ter organização. Não basta ter talento se você se organizar.

- NUNCA PARE DE ESTUDAR: Mesmo quando você está em um trabalho não deixe de fazer outras coisas na paralela. Estudar música, dança, teatro e buscar outras referências é fundamental.

- PERSISTÊNCIA E RESILIÊNCIA: Não desista do que você quer. Eu demorei 5 anos para conseguir alcançar meus objetivos. Vejo muita gente nova tentando e desistindo logo no primeiro ano.

- CONHEÇA QUEM VEIO ANTES DE VOCÊ: Saiba respeitar quem desbravou esse mercado há muitos anos e começou essa história no Brasil. Pesquise sobre eles, acompanhe. Hoje me sinto muito honrado do lado da Sara Sarres e do Jarbas Homem de Mello.

MARIANA ELISABETSKY, atriz e roteirista

Ela é a mulher que conduz e amarra todas as histórias que você vai assistir no programa Talentos. Mariana, além de atriz reconhecida no meio, é a roteirista do programa da TV Cultura. Formada em odontologia (área que atuou na paralela até poucos anos atrás), essa paulistana desde pequena ama os palcos. Tanto que aos 13 anos fez seu primeiro musical e sempre esteve entre os artistas que desbravaram esse mercado. “Está sendo uma experiência incrível fazer o Talentos! A emoção está chegando forte, mesmo com todo mundo em casa por causa da pandemia”. Aí vão as dicas da super roteirista do programa:

- ESTUDAR E SEGUIR OS MESTRES: O teatro musical é uma arte que exige conhecimento em várias áreas. Você precisa aprofundar em interpretação, canto e dança. O jovem hoje tem muito mais chance de estudar com quem entende de musical. Busque os mestres que tem tanto a ensinar.

- CRIE REPORTÓRIO: Conheça os artistas de teatro musical, veja peças que já foram feitas, pesquise a história dos musicais, de onde veio, como começou no Brasil e no mundo. Saiba sobre Bibi Ferreira e Paulo Autran.

- OLHE PARA OS BRASILEIROS: Precisamos criar musicais inspirados em histórias do Brasil, tem muita coisa linda para mostrar.

- MUSICAL É TEATRO: É preciso se dedicar ao teatro para ser um bom artista de musical. A interpretação tem que ter o mesmo peso da música e da dança. Lembrando que o nome é TEATRO musical.