Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Neste domingo (9), comemoramos o Dia dos Pais! Para celebrar a data, algumas integrantes da TV Cultura nos contaram como é a relação e as particularidades de seus pais. Veja!

Tem pai que faz questão de te acompanhar em todos os momentos, não é mesmo? Com a Roberta Martinelli, apresentadora do Cultura Livre, não é diferente. “Esse é meu pai! Meu fã número 1 que assiste e grava todos os programas que eu fiz na vida", diz. Roberta diz que seu pai também é sua dupla na cantoria "Canta comigo um dia de domingo fazendo o Tim Maia enquanto eu sou a Gal". E ainda deseja "Feliz dia pra ele que sempre esteve comigo em tantos dias felizes. Um mundo melhor com pais presentes para todxs!”.

Tem também aquele pai que adora viajar! Marcelo Tas, apresentador do #Provoca, tem três filhos Miguel, Clarisse e Luc, que mora em Nova York. Ele diz que "Cada um deles é dono do seu jeito e interesse pela vida." e que "filhos são uma fonte intermitente de desafios e aprendizados. Agradeço a papai do céu e peço proteção para Luc, Miguel e Clarice." Por fim, o papai deseja que os filhos sigam todos os seus sonhos e possam ensinar tudo o que aprenderam.

E seu gosto musical, foi influenciado pelo seu pai? Joyce Ribeiro, âncora do Jornal da Tarde, conta que herdou dele todo o conhecimento sobre música. "Nesse Dia dos Pais, me vem várias lembranças da minha infância com o meu pai. E uma delas, com certeza, é o conhecimento musical que ele passou pra mim e pros meus irmãos!". Legal, né?!

Tem também aquele que te enche de beijos e abraços! Mas enquanto a gente precisa manter uma distância segura de quem a gente ama, você pode demonstrar carinho de formas diferentes. A Andresa Boni, apresentadora do Opinião, mandou um recado a todo mundo que está longe do pai nessa data: "Venho aqui por meio do meu pai, prestar uma homenagem a todos os pais que sempre dão um jeito pra fazer a gente feliz. Um abraço muito apertado! Hoje, manter a distância é cuidar e cuidar é amor.".

Você tem gostos parecidos com os do seu pai? O Cunha Jr., apresentador do Metrópolis, sim! Ele foi o responsável por fazê-lo gostar tanto de cultura. "Meu pai adorava cinema, ele ia muito ao cinema. Como a minha mãe não tinha muita paciência pra ir todos os dias como ele gostaria de ir, (...) então ele levava o Júnior, eu, pra ir com ele.". 

E sempre tem aquele álbum de recordações cômicas, mas também muito bonitas. O Atílio Bari, apresentador do Persona, contou um momento com seu pai que lhe rendeu uma lembrança muito bonita. "Um momento que está muito vivo na minha lembrança, que acho que jamais vou esquecer, foi em um aniversário meu. Acho que eu deveria ter uns nove ou dez anos de idade, não mais que isso, meu pai foi até o guarda-roupa e tirou de lá de dentro um violino. (...) e tocou pra mim uma canção italiana linda."


Os pais participam de momentos simples e cotidianos da nossa vida, e mesmo assim eles proporcionam boas lembranças. Como essa que Vladir Lemos, apresentador do Revista do Esporte, mostra. "O tempo mostra pra gente que os momentos mais descompromissados, mais simples, casuais até, muitas vezes são os mais duradouros, os mais nobre, aqueles que a gente leva pra sempre".

E os hobbies e paixões compartilhadas? Karyn Bravo, apresentadora do Jornal da Cultura, desde criança gosta de andar a cavalo com o pai. "Não estou ao lado dele por conta da pandemia, mas sempre fazemos isso juntos. Amamos fazer isso juntos e os nossos melhores momentos com certeza foram nesses passeios que nós fazíamos a cavalo".

Roberta Manreza, apresentadora do Papo de Mãe, também compartilha uma paixão com o pai, já falecido: ela deu de presente para ele um adesivo do PDM para colar no barco. "O Dia dos Pais para mim hoje é motivo de celebrar, de comemorar a vida maravilhosa que eu tive com meu pai, de muito aprendizado."

Para finalizar estas homenagens que a TV Cultura preparou aos queridos pais dos nossos apresentadores e a todos os pais do Brasil, o apresentador do Senhor do Brasil, Rolando Boldrin, recita o poema "Homem não Chora", de sua autoria. Feliz Dia dos Pais!