Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Em 6 de agosto de 1910 nascia Adoniran Barbosa, o pai do samba paulista. Autor de sucessos como Trem das Onze e Saudosa Maloca, ele se inspirou na cidade de São Paulo como personagem principal de suas canções e radionovelas.

A partir deste sábado (22), a TV Cultura celebra os 110 anos do artista, com uma programação especial que vai ao ar até o fim de agosto. A emissora exibe uma série de programetes até o dia 31, com duração de dois a três minutos, sobre o poeta do samba paulista, que contam com a participação do povo e de artistas como Tobias da Vai-Vai, DJ Rafael Moraes, e Rappin’ Hood e Sérgio Rosa, do Demônios da Garoa.

Às 22h15 deste sábado (22), vai ao ar o primeiro especial: “Adonirando”, programa musical inédito que traz uma releitura do programa Ensaio, em 1972. "Esse especial celebra um clássico da televisão brasileira, o programa Ensaio. Na voz de artistas que representam os quatro cantos da cidade, Adoniran nos ensina que sua obra continua sendo uma crônica perfeita de São Paulo e de sua gente. Adoniran mais vivo do que nunca!”, enfatiza Bento Andreato, diretor da produção.

Entre os músicos que interpretam os clássicos de Adoniran, estão: Grupo Reduto, SalgadinhoGraça BragaTadeu Kaçula, Grazzi BrasilPrettos (Magnu Sousa e Maurílio de Oliveira)Jurema PessanhaVeronica FerrianiPaulinho TimorWillian FialhoAdriana MoreiraYvison e Everson Pessoa.

Graça Braga no Adonirando. Foto: Marco Aurelio Olimpio

No último sábado do mês (29), às 22h15, o documentário “Adoniran – Meu Nome é João Rubinato” será transmitido pela primeira vez na televisão aberta. Através de imagens de arquivos raras e nunca vistas antes, o compositor e cantor paulistano, que faleceu em 1982, é redescoberto pelo público nesta produção.

Também pela primeira vez em rede aberta, na mesma noite, às 23h45, será exibido o curta “Dá Licença de Contar”, que traz o músico Paulo Miklos interpretando Adoniran Barbosa. O filme de Pedro Serrano recria o universo das canções do sambista, inserindo o artista dentro de sua própria obra. Em um boteco no Bixiga, ele relembra uma inocente época que já não existe mais, um tempo em que fora feliz ao lado de seus companheiros de maloca.

Grupo Reduto e Salgadinho no Adonirando. Foto: Marco Aurelio Olimpio

Assista ao vídeo especial sobre Adoniran Barbosa em exibição na TV Cultura: