Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Anwar Hussein/Getty Images
Anwar Hussein/Getty Images

Neste sábado (5), Freddie Mercury completaria 74 anos. Considerado um dos maiores artistas de todos os tempos, o vocalista de “Queen” deu voz a sucessos como “We Are the Champions”, “Love of my Life”, “Killer Queen”, “Bohemian Rhapsody” e “Somebody to Love”. Ao lado da banda, vendeu mais de 150 milhões de discos em todo o mundo.

Freddie Mercury é o nome artístico escolhido por Farrokh Bulsara. Ele nasceu em Zanzibar, na Tanzânia, país localizado na África Oriental. Logo na infância começou a estudar piano, em Mumbai, na Índia.

Em 1964, sua família se mudou para Middlesex, em Londres. Cinco anos depois, ele se formou em design gráfico na Ealing Technical College and School of Art. Mas sua carreira foi voltada totalmente para a música, e o cantor foi e ainda é referência musical para compositores, artistas e vocalistas em todo o mundo.

Em 1987 ele foi diagnosticado com AIDS. Somente em 23 de novembro de 1991, o artista anunciou aos fãs sobre a doença. No dia seguinte da publicação do comunicado, ele faleceu devido a uma pneumonia, consequência das complicações provocadas pelo HIV. Aos 45 anos, Freddie Mercury deixava o mundo de forma prematura.

Diversas homenagens são feitas ao artista até os dias de hoje. No programa Talentos, por exemplo, o apresentador Jarbas Homem de Mello já fez uma apresentação da canção "I Want to Break Free", do musical We Will Rock You, que conta a história do grupo Queen.