Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

Neste domingo (20), o Persona, da TV Cultura, homenageia Nany People, uma artista completa que vai muito além das questões de gênero. A partir de sua formação teatral, a carreira de Nany transbordou para os mais variados campos de atuação. Para entrevistá-la, o programa recebe o ator Maurício Machado, parceiro da artista em diversas ocasiões, além de Flávio Queiroz, autor da biografia de Nany, lançada em 2015. Com mediação de Atílio Bari, a entrevista inédita vai ao ar a partir das 21h30.

Sobre sua transexualidade, Nany disse: "Eu sou uma pessoa que foi fadada. Se fossemos nos deixar levar pela lei natural da sobrevivência, eu não estaria aqui hoje. A maioria das trans no Brasil não chega aos 35 anos, pois são execradas de suas famílias. É tirado delas o direito de escolaridade, inclusive. A maioria não termina a quarta série. Elas são tiradas do centro das famílias e jogadas na vida, e o que abre as portas, geralmente, não é o lado bom da força, mas sim o lado mau. Eu tive uma sorte muito grande de ter uma mãe à frente do seu tempo, que entendeu desde cedo que a cria dela estava fadada a ser transexual [...]".

A artista revelou também a importância do teatro na sua vida: "[O teatro] Foi minha salvação. Eu tive um namorado que uma vez me disse ‘Você é feliz porque você tornou viável o seu jeito de ser’, e foi o que de fato aconteceu. Eu fiz valer o meu discurso, ‘não faça chover na minha parada’. Então, sempre que alguém quis fazer chover na minha parada, ou eu abria o guarda-chuva ou eu mudava de praia, mas sempre fiz acontecer", declarou, arrancando risos da plateia.