Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/Kirk Weddle
Reprodução/Kirk Weddle

Lançado em 24 de setembro de 1991, o segundo álbum de estúdio do Nirvana representou um marco para a história do movimento grunge e claro, do rock ‘n’ roll. Para começar, a produção dele durou cerca de um ano e foi feita por Butch Vig, além de ter sido o primeiro álbum lançado pela DGC Records.

Com influências da banda Pixies, o disco traz hits como Smells Like Teen Spirit, Come As You Are, Lithium e In Bloom. Nevermind vendeu mais de 35 milhões de cópias no mundo e foi classificado entre os melhores álbuns de todos os tempos pelas revistas Rolling Stones e Time.

Na época, quem dominava as paradas americanas era o álbum Dangerous, do Michael Jackson. Após o lançamento de Smells Like Teen Spirit, o sucesso do Rei do Pop foi desbancado e o Nirvana dominou o topo da Billboard.

Outro fato é que quando o Nirvana começou as sessões no Smart Studios com Vig, Chad Channing, o baterista que apareceu na maior parte do disco de estreia, Bleach, em 1989, ainda estava na banda. Sua contribuição para Polly permanece no álbum, embora não tenha sido creditada no lançamento original. Porém, o restante das músicas foi feita por Dave Grohl, o quinto e último baterista da banda.

Leia também: Rainha do Rock 'n' Roll: em vídeo, Dave Grohl exalta baterista de 10 anos

O sucesso do álbum abriu caminhos para outras bandas da cidade de Seattle, Estados unidos, onde a cena grunge se consolidou. As gravadoras estavam contratando em massa grupos de rock grunge, deixando de lado o "velho rock". Ao decorrer da década de 1990, surgiram outras bandas grunge de sucesso com álbuns que marcaram a época e o estilo musical, como Ten e Vs. do Pearl Jam, Dirt e Facelift do Alice In Chains, Superunknown e Badmotorfinger do Soundgarden e claro, os outros álbuns do Nirvana, Bleach e In Utero.

A capa

Nevermind possui uma das capas mais icônicas do rock ‘n’ roll: um bebê embaixo d’água nadando em direção a uma nota de um dólar.

A ideia veio depois que Kurt Cobain e Dave Grohl viram um programa na televisão sobre partos na água e ficaram fascinados. Levaram então para o diretor de arte Robert Fisher.

Por dificuldades em produzir e conseguir a foto de um parto na água, além de ser explícita e pesada demais para a época, a gravadora solicitou mudança. Sendo assim, foram a uma piscina para bebês com o fotógrafo Kirk Weddle, que capturou uma foto de Spencer Elden, filho de um amigo de Kurt.

Em 2016, 25 anos depois do lançamento do álbum, o bebê mais famoso da música recriou a imagem da capa.

Nirvana

Formada pelo vocalista e guitarrista Kurt Cobain, o baixista Krist Novoselic e o baterista Dave Grohl, o Nirvana se estabeleceu como uma das mais influentes bandas da cena grunge de Seattle, EUA. 

Esteve em atividade de 1987 até 1994, quando Cobain morreu. Neste período de atividade, foram lançados três álbuns de estúdio: Bleach (1989), Nevermind (1991) e In Utero (1993) e três álbuns ao vivo, sendo o acústico MTV Unppluged in New York o mais aclamado.

Desde a estreia, o grupo já vendeu mais de 75 milhôes de álbuns em todo o mundo. Só nos Estados Unidos foram 25 milhões.

Nirvana no Brasil

Em janeiro de 1993, aconteceu em São Paulo o festival Hollywood Rock, no estádio do Morumbi. O Nirvana foi uma das grandes atrações do evento. Vestindo roupas femininas, o vocalista Kurt Cobain performou de forma grotesca, seguido com os parceiros da banda Dave GrohlKrist Novoselic, versões caóticas e intensas dos clássicos de Nevermind. 

Mas o quê também deixou registrado foi o encontro de Kurt Cobain com o João Gordo, vocalista do Ratos de Porão. No início deste ano, o cantor relembrou o momento em sua rede social, alegando que "a ressaca do dia seguinte foi épica".

Ver essa foto no Instagram

A ressaca do dia seguinte foi épica

Uma publicação compartilhada por velho ranzinza (@jgordo) em


O Nirvana segue inspirando músicos de todas as gerações seguintes. Outro exemplo é a cantora Pitty, que além de já ter feito covers da banda e participado do tributo aos 20 anos de Nevermind, fez recentemente uma live para seus seguidores cantando os clássicos compostos por Cobain.