Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

O site da TV Cultura estreia nesta segunda-feira (28) uma coluna dedicada inteiramente ao universo dos quadrinhos: Hábito de Quadrinhos, assinada pelo jornalista e escritor Pedro Cirne, especialista em desenhos, ilustrações e histórias em quadrinhos.

Pedro já lançou dois livros: "Púrpura", um graphic novel que contou com ilustrações 18 artistas dos oito países lusófonos e o romance "Venha Me Ver Enquanto Estou Viva”. Como jornalista, Pedro trabalhou na Folha de S.Paulo de 1996 a 2000 e no UOL de 2000 a 2019.

A coluna Hábito de Quadrinhos falará de mangás, super-heróis, underground comix, HQ's europeus, americanos, africanos e, claro, brasileiros. 

A novidade faz parte do novo momento do site, que também é parceiro do UOL, e é destinada aos fãs de quadrinhos e cultura pop. A coluna de estreia traz 12 dicas para quem vai começar a ler quadrinhos.

Os textos serão publicados sempre às segundas-feiras no site da TV Cultura.

Sobre Pedro Cirne

Pedro Cirne, 47, nasceu em São Paulo, é filho de um físico luso-angolano e de uma jornalista paulistana. Começou no jornalismo aos 19 na Folha de S. Paulo, onde trabalhou por quase quatro anos, sempre na área de cultura: na Ilustrada até 1998, e depois no Guia da Folha SP.

Em 2000, Pedro foi para o UOL, onde trabalhou por 19 anos. Entrou como redator do UOL Esporte e quando saiu, no segundo semestre de 2019, ocupava o cargo de chefe-de-reportagem do UOL Notícias. Nessas quase duas décadas, passou pelas áreas de Internacional, Mídias Sociais, Política e Home-page do UOL.

Desde 10 de agosto de 2020, ocupa o cargo de Editor-Assistente de Combustíveis na Argus Media.

Como escritor, Pedro já foi premiado três vezes, em projetos de áreas diferentes: romance, história em quadrinhos e livro de crônicas. Em 2017, foi premiado com o projeto do romance “Venha Me Ver Enquanto Estou Viva” pelo Proac-SP em 2017. O livro foi publicado em dezembro de 2018 pela Editora do Sesi-SP.

Seu livro de crônicas “No Espaço Entre as Linhas”, ainda inédito, foi contemplado em 2016 com o Prêmio Literário Cidade de Manaus, categoria crônicas.