Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

"All you need is love", "Imagine" e "Stand by me". Você com certeza já ouviu alguma dessas músicas, compostas por um dos artistas mais influentes da história: John Lennon. Nascido em 1940 na cidade de Liverpool, na Inglaterra, o ex-Beatle faria 80 anos nesta sexta-feira (9) se ainda estivesse vivo. 

Lennon foi assassinado por Mark David Chapman em 8 de dezembro de 1980, em Nova York, e é, até hoje, lembrado por seu ativismo pela paz, por suas composições históricas e por momentos polêmicos que protagonizou, como em 1966, quando afirmou que os Beatles eram "mais populares que Jesus Cristo". 

Leia também: Músico Eddie Van Halen morre aos 65 anos, vítima de câncer

Porém, há ainda muitos fatos sobre o artista que são desconhecidos ou frequentemente esquecidos pelo público. Confira:

Aniversário de Sean Lennon

Sean Ono Lennon não apenas é cantor, compositor e produtor musical igual ao pai, como também nasceu no mesmo dia do ex-Beatle. Único filho de Lennon com Yoko Ono, Sean completa hoje 45 anos de idade e comemorou o aniversário nas redes sociais com a lembrança do pai.

Relacionamento com Cynthia Powell

Antes de casar com Yoko, o cantor foi casado com a artista plástica Cynthia Powell entre 1962 e 1968. A primeira esposa acompanhou de perto a ascendência do marido e o caminho que levou os Beatles ao estrelato. No entanto, segunda contou Cynthia no livro 'John', lançado no Brasil em 2009, a imagem de paz e amor transmitida pelo cantor no final dos anos 60 não era colocada em prática dentro do casamento. 

Leia também: Lives deste final de semana: confira a lista de shows ao vivo

Desde o começo, a diferença social entre o casal era um impeditivo e fazia com que pessoas próximas a eles fossem contra a relação. Além disso, segundo Cynthia, o casamento foi repleto de ciúmes, ameaças e episódios envolvendo violência doméstica. A esposa também afirmou que Lennon tomava LSD - uma substância alucinógena - diariamente e que costumava levar várias pessoas a sua casa para usar a droga com ele. Para a artista plástica, o uso excessivo de drogas foi o que levou ao fim do casamento.

Distanciamento de Julian Lennon

Mas as questões familiares iam além de Cynthia. Em 1998, durante entrevista ao The Telegraph, Julian Lennon chegou a chamar o pai de "hipócrita" por falar sobre paz e amor ao redor do mundo, mas não demonstrar esse amor dentro de casa. Filho de Cynthia e Lennon, Julian contou ao jornal britânico que não teve contato com o cantor durante seus primeiros anos de vida e que quase não recebeu herança após a morte do pai. 

Apesar de ser distante de Lennon, quando criança, Julian esteve próximo de Paul McCartney, também ex-Beatle, e inspirou a composição do clássico 'Hey Jude', segundo McCartney. 

Totalmente míope

Os óculos em formato arredondado se tornaram marca registrada do ex-Beatle. Mas o que muitos não sabem é que Lennon era completamente míope sem eles, segundo o site Groovy History, e se esforçava para enxergar as pessoas na plateia quando precisava deixar seus óculos guardados. 

Não gostava da própria voz

Segundo Ray Coleman, biógrafo de Lennon, o músico não gostava de sua voz e sempre sugeria que o produtor George Martin usasse recursos de efeitos especiais para "temperar" seu vocal. Além disso, o cantor não gostava das gravações feitas pela banda e, ocasionalmente, perguntava ao produtor se eles poderiam regravar todas as músicas dos Beatles, principalmente 'Strawberry Fields'.

Gostos e peculiaridades

Lennon gostava muito de se distrair com o jogo de tabuleiro Monopoly. Em entrevista à Rolling Stone, o companheiro de banda Ringo Starr afirmou que o cantor carregava consigo o seu kit e jogava com membros da equipe durante as longas viagens de avião que fazia em épocas de turnê. Lennon não se importava se venceria ou não o jogo, desde que conseguisse conquistar duas propriedades do tabuleiro: a 'Boardwalk' e a 'Park Place'.

Leia também: Pitty completa 43 anos: veja os grandes sucessos da carreira da cantora

Mas uma mania em especial deixava muitos intrigados. Segundo o ex-empresário dos Beatles Allan Williams, Lennon as vezes era encontrado tirando um cochilo dentro de nada mais, nada menos que um caixão. A "cama" diferente era aproveitada pelo cantor nos intervalos dos shows e ficava localizada no clube The Jacaranda, em Liverpool, onde a banda costumava tocar antes da fama.

Homenagens

Ao redor do mundo, fãs e artistas usaram as redes sociais para prestar homenagens a Lennon. Devido à pandemia, o tradicional tributo - que acontece em Nova York todo dia 9 de outubro - está sendo online. O 'Dear John' tem como objetivo arrecadar fundos para a War Child, ONG britânica que ajuda crianças vítimas da guerra. 

Em memória, o topo do edifício Empire State, em Nova York, foi iluminado de azul para celebrar o músico.