Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/TV Cultura
Divulgação/TV Cultura

A TV Cultura, a Embaixada e os Consulados dos EUA no Brasil firmaram parceria de incentivo ao teatro musical. Dois artistas norte-americanos irão dividir suas experiências no concurso musical Talentos, apresentado por Jarbas Homem de Mello na emissora: Marlies Yearby, premiada coreógrafa do musical 'Rent' e Telly Leung, intérprete de Alladin na Broadway

Por meio do programa “Arts Envoys”, ou “Embaixadores para as Artes”, desenvolvido pelo Escritório de Assuntos de Educação e Cultura, do Departamento de Estado dos EUA, os artistas darão uma palestra virtual na próxima segunda-feira (19) para os mil candidatos que se inscreveram no programa. Posteriormente, a palestra será disponibilizada no canal da TV Cultura no Youtube.

Já no dia 21, Marlies e Telly promovem sessões individuais de coaching com os quatro finalistas do Talentos, que terá sua grande final no dia 31 de outubro.

Sobre os artistas:
Marlies Yearby é ativista e artista, coreógrafa e diretora com uma perspectiva global. Foi indicada ao Tony Award pela coreografia desenvolvida do musical da Broadway RENT e recebeu o Drama League Award pela produção de RENT em Los Angeles. Também dirigiu e coreografou juntamente com Aku Kadogo Salt City, uma fantasia afro-futurista inspirada nas minas de sal de Detroit e escrita pela poeta Jessica Care Moore. Atualmente, Yearby está escrevendo seu mais novo projeto, Seed Awakening on the Eve of Blue, abordando a crise na alimentação real, meio ambiente e saúde como mercadoria em comunidades carentes.

Nativo de Nova Iorque, Telly Leung interpretou Alladin na Broadway. Seus trabalhos na Broadway e em turnês nacionais incluem In Transit, Allegiance, Godspell, Rent, Wicked, Pacific Overtures e Flower Drum Song. Em 2010, ele estrelou como Angel em RENT no Hollywood Bowl, dirigido por Neil Patrick Harris. Na TV, interpretou também o personagem Wes the Warbler em Glee, e teve participações em Instinct, Odd Mom Out, Deadbeat e Law and Order: Criminal Intent. Graduou-se pela Escola de Drama da Carnegie Mellon e ministra cursos em universidades americanas como NYU, Nazareth College, University of Michigan, Carnegie Mellon e Point Park, tendo também sido professor convidado em programas de teatro de todo o mundo, de Edimburgo a Tóquio.

O programa

O Talentos foi desenvolvido em formato virtual, devido à pandemia, e os jurados, no estúdio, avaliam os candidatos por vídeo. "Eles gravam remotamente seu número musical, porém, com toda a supervisão artística da TV Cultura, que incluiu orientações das equipes de cenário, maquiagem e até questões técnicas", explica Marcos Rombino, diretor geral do Talentos.

O programa traz também workshops feitos por Sara Sarres e Diego Montez com os candidatos a cada eliminatória, orientando sobre belting (técnica de canto utilizada no teatro musical), dança, atuação e outros temas.

Com apresentação de Jarbas Homem de Mello, roteiro de Mariana Elisabetsky e direção de Marcos Rombino, a atração da TV Cultura vai ao ar aos sábados, a partir das 22h15, com reapresentação às quartas-feiras a partir das 22h45.

Confira a segunda semifinal, que foi ao ar no último sábado (10):