Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Zô Guimarães
Zô Guimarães

A premiada atriz Fernanda Montenegro completa 91 anos nesta sexta-feira (16). A carreira de mais de 70 anos da atriz é marcada por diversas atuações no rádio, teatro, cinema e televisão. Ela é considerada uma das maiores atrizes brasileiras, sendo referenciada como a grande dama do cinema e da dramaturgia do Brasil.

A atriz compartilhou, em suas redes sociais, uma homenagem que recebeu do músico e produtor musical Billynho Blanco, que fez a canção “Fernanda, Imagine”, inspirada na música “Imagine” de John Lennon. "Comemoro meu aniversário, com este presente afetuoso", escreveu ela. 

Aos 15 anos, a jovem já trabalhava como redatora, locutora e radioatriz na rádio MEC. Foi a primeira atriz contratada da TV Tupi, no Rio de Janeiro, em 1951. Um ano antes ela já havia estreado no teatro.

Em 1963, ela passou a trabalhar na TV Rio, em novelas de Nelson Rodrigues. A atriz ainda participou no cinema, e chegou a concorrer ao Oscar pela atuação no filme “Central do Brasil”, em 1998, sendo a única brasileira a ser indicada ao prêmio de melhor atriz. Além disso, foi a primeira brasileira a ganhar o Emmy Internacional, na categoria de melhor atriz por sua atuação em “Doce de Mãe” .Fernanda Montenegro ainda foi eleita a 15ª celebridade mais influente no Brasil no ano de 2013, segundo a revista Forbes.

A atriz também foi muito reconhecida nacionalmente e chegou a receber, ao longo da carreira, grande parte de todos os prêmios nacionais.

Fernanda Montenegro participou, em 2019, do programa Persona em Foco, onde contou sobre sua infância e sua carreira repleta de sucessos e prêmios. Confira: