Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação/ Disney
Divulgação/ Disney

Diversos filmes infantis da Disney reproduziram práticas racistas e retrataram minorias de maneira desrespeitosa. Agora, a produtora buscar ampliar o debate racial exibindo avisos sobre o tema quando o espectador escolher ver clássicos como 'Peter Pan' e 'Dumbo'. 

Os assinantes do Disney Plus, serviço de streaming da empresa, vão ler um comunicado em que a produtora explica que o programa inclui visões negativas de pessoas e culturas. No aviso, a Disney reconhece que os estereótipos não deveriam ter sido adotados e que eles estavam errados à época. 

Leia também: DC revela Yara Flor, a Mulher-Maravilha brasileira que chega aos quadrinhos em 2021

Entre os clássicos que passam a receber o aviso está o filme 'Dumbo', de 1941. Em certo ponto, a obra reproduz, por meio de corvos, o formato de circo de menestréis, em que atores brancos faziam 'blackface' - pintura do rosto e do corpo para escurecer a pele - e ridicularizavam os negros escravizados nos Estados Unidos.

Já o filme 'Peter Pan', outro símbolo da Disney, retrata de maneira preconceituosa os povos originários do continente americano. Em mais de uma ocasião, a produtora ofendeu também imigrantes asiáticos. Filmes como 'Aristogatas' e 'A Dama e o Vagabundo' trazem animais retratados com estereótipos preconceituosos, a fim de fazer referência aos chineses. 

Leia também: A Voz Suprema do Blues: Trailer de último filme de Chadwick Boseman é divulgado

O Disney Plus chega ao Brasil no mês que vem, mas ainda não está claro se o serviço incluirá os avisos sobre práticas racistas também para os espectadores brasileiros.