Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Foto: Divulgação

Para celebrar o Mês da Consciência Negra, separamos oito filmes para maratonar e entrar em contato com diferentes aspectos da vivência negra atualmente e antigamente, de sexualidade a luta racial.

1- Madame Satã (2002)

O drama biográfico é uma produção brasileira e francesa, e conta a história do transformista carioca João Francisco dos Santos, interpretado por Lázaro Ramos, antes de se tornar a personagem Madame Satã. O filme mostra o círculo de amigos e a cultura marginal urbana que João estava inserido, no bairro da Lapa, Rio de Janeiro, no século XX. A produção é reconhecida por prêmios como o Grande Prêmio BR do CInema Brasileiro, Chicago International Film Festival e o Festival de Havana.

2- Ó Pai, Ó (2007)

Protagonizado por Lázaro Ramos, a comédia musical é uma adaptação de uma peça de Márcio Meirelles. O filme se passa em um cortiço do centro histórico de Pelourinho, Salvador, durante o carnaval. Quando outros moradores do cortiço dificultam a comemoração dos personagens, o longa expõe questões mais profundas da cidade, como racismo e violência, apesar do tom de comédia.

3- Cor Púrpura (1985)

O filme que rendeu um Globo de Ouro à Whoopi Goldberg, atriz principal, é um drama adaptação do grande romance da autora americana Alice Walker. O longa acompanha a vida de Cellie, de 14 anos, na Geórgia do século XX e sua luta diária após seus dois filhos - frutos do estupro de seu pai - terem sido levados logo ao nascerem e sua irmã Nettie ter fugido. Em um casamento arranjado, Cellie escreve cartas a sua irmã e descobre cada vez mais sobre si mesma e seu potencial como mulher negra. O drama aborda temas como sexualidade, racismo e machismo por uma perspectiva do sul dos Estados Unidos.

4-Moonlight (2016)

O drama que recebeu cinco indicações do Oscar, que inclusive ganhou na categoria Melhor Filme, acompanha três fases da vida do personagem principal Chiron. Com um elenco formado só por atores negros, o filme aborda a temática LGBT, abuso físico e busca de identidade enquanto acompanha o crescimento de Chiron. O longa também desafia padrões da masculinidade negra, explorando os limites impostos pela sociedade.

5- What Happened Miss Simone? (2015)

A biografia indicada ao Oscar de Melhor Documentário conta a história da Nina Simone, cantora de jazz, blues, R&B e mais. A cantora americana se tornou uma ativista pelos direitos civis, e o documentário mostra entrevistas exclusivas com amigos e família de Nina, tecendo um perfil do ícone que ela foi.


6- Malcolm X (1992)

O drama biográfico dirigido pelo grande cineasta negro Spike Lee conta a história do ativista negro, das décadas de 50 e 60, Malcolm X. Baseado no livro “The Autobiography of Malcolm X”, do escritor Alex Haley, o filme dramatiza eventos importantes da luta de Malcolm X, como seu encarceramento, sua relação com a Nação do Islã e seu papel na conscientização sobre os crimes contra a população negra americana, além dos acontecimentos pessoais que o moldaram.

7- Infiltrado na Klan (2018)

Outro grande sucesso do cineasta Spike Lee, “Infiltrado na Klan” ganhou um Oscar e um BAFTA na categoria de melhor roteiro adaptado, além do Grande Prêmio do Festival de Cannes. O longa é ambientado em Colorado, nos Estados Unidos, em 1972, e acompanha um detetive negro que, para denunciar os crimes racistas, se infiltra na KU Klux Klan, moviemto que defende correntes extremistas como a supremacia branca, por exemplo.

8- Corra (2017)

O terror e suspense escrito e dirigido pelo cineasta negro Jordan Peele é sua estreia como diretor. O longa conta a história, inicialmente ordinária, de um homem negro (estrelado por Daniel Kaluuya) indo conhecer a família de sua namorada branca. Com recursos do gênero do terror, o filme expõe as fundas camadas de privilégio branco na sociedade americana. Peele afirma que “a verdadeira situação é a escravidão, é uma coisa sombria”.