Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Rich Polk/Getty Images
Rich Polk/Getty Images

Conhecido por protagonizar o filme Juno (2007) e a série da Netflix The Umbrella Academy (2019-), o ator Elliot Page anunciou nesta terça (1) que é transgênero. 

"Olá, amigos. Quero compartilhar com vocês que sou trans", escreveu o ator em uma nota publicada nas redes sociais, que destaca seu nome e o uso de novos pronomes ("ele" e "they", pronome neutro em inglês). "Me sinto sortudo por estar escrevendo isto. Por estar aqui. Por ter chegado a este momento da minha vida", o texto continua.

"Não consigo expressar como é especial o sentimento de que finalmente me amo o suficiente para buscar meu eu autêntico", escreveu o ator, que também expressou gratidão às pessoas que o apoiaram e à comunidade trans. "Obrigado por sua coragem, generosidade e trabalho incansável para fazer do mundo um lugar mais compreensivo e com mais compaixão. Ofereço todo o meu apoio e continuo lutando por uma sociedade com mais amor e igualdade", diz Elliot.

Famoso também por seu ativismo na causa LGBTQ+, o ator também chamou atenção para o preconceito e violência sofridos pela comunidade trans ao redor do mundo. "Minha alegria é real, mas também é frágil. A verdade é que embora eu esteja profundamente feliz agora e saiba o privilégio que carrego, também tenho medo. Tenho medo de comportamentos invasivos, do ódio, das 'piadas' e da violência", desabafa.

"A todas as pessoas trans que lidam com assédio, auto-ódio, abuso e a ameaça de violência todos os dias: eu te vejo, eu te amo e farei tudo que eu puder para fazer do mundo um lugar melhor", conclui Elliot.