Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

A partir da próxima segunda-feira (7) até o domingo (13) a Prefeitura de São Paulo, por meio das Secretarias Municipais de Cultura (SMC) e da Pessoa com Deficiência (SMPED), e também através da parceria de várias instituições culturais da cidade, realizará a segunda edição do “Sem Barreiras – Festival de Acessibilidade e Artistas com Deficiência”.

Em entrevista concedida ao site da TV Cultura nesta quarta-feira (2), Ciça Cordeiro, Coordenadora de Comunicação da SMPED e curadora do festival, afirma que a cada finalização da apresentação, cada artista entrará em uma live para contar um pouco sobre sua trajetória.

1º EDIÇÃO

Iniciado no ano passado de forma presencial, o festival contou com a realização de 110 eventos.

Segundo Ciça, a ideia inicial veio do Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência. “Conversamos sobre isso em 2018 e em 2019 decidimos colocar a mão na massa e fomos atrás”, conta.

Este ano, em fevereiro, esperava-se que o evento fosse ocorrer também de forma presencial, entretanto, com a chegada pandemia do novo coronavírus, não será possível. A programação será transmitida integralmente de maneira virtual, através do Facebook e Youtube da SMPED.

OBJETIVO

O objetivo primordial desta ação é promover o protagonismo da pessoa com deficiência em duas dimensões, na prática, abrindo espaço para artistas com deficiência se apresentarem e mostrarem seu talento, além de transmitir a todas as pessoas com deficiência uma mensagem de empoderamento.

“A cultura é a chave que abre portas, muda mentes, conceitos e elimina preconceitos. A criação do Festival Sem Barreiras foi e será, sem dúvida alguma, um agente de transformação na vida de muitas pessoas”, declara Cid Torquato, Secretário Municipal da Pessoa com Deficiência e idealizador do projeto.

Ao todo, serão 75 espetáculos, espalhados nos mais de 20 parceiros culturais, que se uniram ao projeto. Entre eles estão o Itaú Cultural, SESC, Instituto Moreira Salles, MASP, Casa das Rosas, Japan House, Centro Cultural Coreano no Brasil, Pinacoteca, Museu da Diversidade Sexual, Museu do Futebol, e várias outras instituições.

A ação conta também com diversos apoiadores. São eles: AACD, Acessibiliza_sp, TV Cultura, Arte 1, Beplay, Casa Hunter, Cognizant, Fundação Dorina Nowill, Hand Talk, Sodexo, Tela Mágica, SPTrans, CPTM, Metrô e Secretaria Estadual dos Direitos da Pessoa com Deficiência (SEDPcD).

ARTISTA

De acordo com a Coordenadora de Comunicação da SMPED, os artistas se cadastraram em um banco de dados criado por eles e passaram por uma curadoria para que escolhessem por aqueles que pudessem passar por um processo de contratação mais rápido.

Além disso, as atrações culturais trazem o maior número de manifestações artísticas, com circo, teatro, música, dança, literatura, roda de conversa, e os artistas também apresentam diferentes tipos de deficiência entre si.

“A pessoa com deficiência está em vários grupos de pressão, de raça, de gênero. Isso está muito presente no festival, quisemos trazer uma programação diversificada”, expõe.

PROGRAMAÇÃO INCLUSIVA

A Prefeitura de São Paulo passou a divulgar os símbolos de audiodescrição, libras e closed caption (legenda) na programação cultural da cidade.

A iniciativa é um estímulo para que outros equipamentos públicos e privados, além de roteiros e guias culturais, também apresentem em seus serviços os símbolos de acessibilidade comunicacional, alcançando o público de pessoas com deficiência auditiva e visual.

Confira programação completa, parceiros, artistas, fotos e vídeos no site

www.festivalsembarreiras.prefeitura.sp.gov.br

Divulgação