Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Reprodução/TVCultura
Reprodução/TVCultura

Clarice Lispector, uma das maiores escritoras da literatura brasileira, completaria 100 anos nesta quinta-feira (10).

Nascida Chaya Pinkhasovna Lispector, chegou ao Brasil vinda de Chechelnyk, na Ucrânia, aos 2 anos de idade. Sua família fugiu da Europa devido a grande perseguição aos judeus no período; passaram por Maceió, Recife e Rio de Janeiro, onde se estabeleceram definitivamente. A escritora se tornou eternamente conhecida por sua obra intensa e transgressora.

Neste dia simbólico, o Instituto Moreira Salles lançou um site que reúne manuscritos, fotos e alguns cadernos da autora. A plataforma está disponível em portugues e em inglês, com o objetivo de internacionalizar o acesso ao conteúdo.

Também neste ano, a editora Rocco lançou o livro "Todas as Cartas", que reúne correspondências escritas pela autora ao longo de sua vida endereçadas aos amigos escritores, entre eles, João Cabral de Melo Neto, Rubem Braga, Lêdo Ivo, Otto Lara Resende, Paulo Mendes Campos, Nélida Piñon, Lygia Fagundes Telles, Natércia Freire e Mário de Andrade.

A editora também lançou uma série especial em vídeos, com grandes nomes da música e da dramaturgia lendo algumas das correspondências do livro.

Em entrevista ao programa "Oito em Ponto" da Rádio Cultura FM, a escritora e especialista na obra de Clarice Lispector, Nádia Battella Gotlib, aponta que "Clarice escreveu obras de níveis excepcionais de qualidade, tanto que em meados do século passado ela já começou a ser divulgada no exterior, e hoje é conhecida em muitos lugares."

"Ela publicou o primeiro conto com 19 anos, e os textos eram muito bem estruturados e bem feitos, que pareciam ser de uma mulher já amadurecida. Foram 37 anos de produção, escrevendo contas, crônicas, romances, cartas e colunas femininas, então ela produziu uma obra diversificada e de boa qualidade", completa.

Assista ao especial preparado pela TV Cultura em homenagem ao centenário de Clarice Lispector:

Assista a última entrevista concedida pela escritora, guiada pelo repórter Júlio Lerner, em 1977, no Programa Panorama:

Acompanhe a leitura da cantora Zélia Duncan da carta de Clarice Lispector para Stella Maria Barbosa de Oliveira e João Cabral de Melo Neto, em série especial de vídeos da editora Rocco: