Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

O cantor Ubirany Félix do Nascimento, de 80 anos, do grupo Fundo de Quintal, morreu vítima da Covid-19 nesta sexta-feira (11) em um hospital do Rio de Janeiro. O sambista estava internado por complicações da doença, segundo a assessoria de imprensa do grupo. 

Responsável por inserir o repique de mão no mundo do samba, Ubirany participou da fundação do grupo musical na década de 1970, ao lado de Almir Guineto, Bira Presidente, Jorge Aragão, Sombrinha, Neoci e Sereno. Entre saídas e entradas de integrantes, o Fundo de Quintal já contou com Almir Guineto, Cleber Augusto e Mario Sergio.

Ainda não foi divulgado o local do enterro, mas a assessoria do grupo pediu "respeito ao luto de amigos e familiares, que se manifestarão em momento oportuno e espontâneo".

O sambista Sereno também foi diagnosticado com o novo coronavírus em abril deste ano, mas ele conseguiu se recuperar e não chegou a ser hospitalizado. 

Nas redes sociais, admiradores homenagearam e se despediram do sambista. "Vamos nos lembrar dele assim: sorrindo. Um dos nomes mais importantes da história do samba, Ubirany nos deixou hoje, mais uma vítima dessa horrível pandemia da Covid-19. Nossos sentimentos mais profundos para o @grupofundodequintal, seus amigos, familiares e a toda a comunidade do samba que hoje está em luto. Descanse em paz, mestre! Muito obrigado por tudo!!!", escreveu o cantor Zeca Pagodinho.

O Fundo de Quintal participou do Ensaio, da TV Cultura, em 1991 e 1996. Em 2015, o grupo voltou ao programa para relembrar os maiores sucessos e contar divertidas histórias dos integrantes sobre as viagens e como foram descobertos pela madrinha do grupo, Beth Carvalho. Confira: