Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Divulgação
Divulgação

Nesta sexta-feira (11), a cantora Roberta Campos lança seu novo projeto “Só Conheço o Mar”, com cinco músicas autorais compostas em meio à pandemia. A ideia, de acordo com Roberta, foi relatar as alegrias, as dificuldades e as nuances de um isolamento a dois e do isolamento em si mesma.

Gravado durante o mês de outubro, o EP transmite o tom otimista de Roberta. “Eu sempre gosto de fazer as canções de uma forma que as pessoas sintam coisas boas, a música me dá uma sensação muito boa e eu acho bacana fazer essa troca”, diz a cantora. Apesar de ser um de seus trabalhos mais introspectivos, Roberta diz que não se sentiu pesada nesse momento de isolamento de 2020, e quis “passar exatamente meus sentimentos e essa história desse relacionamento de duas pessoas e eu dentro de mim”.

O novo projeto, produzido pela própria Roberta Campos em parceria com Sergio Fouad, experimenta também novas sonoridades. Orbitando em volta de seu característico violão, Roberta introduz arranjos de metais, hammond e flugel como novos instrumentos em suas músicas. “Eu sempre tenho um traço de cordas nas minhas músicas, mas foi a primeira vez que usei dessa forma em um arranjo mais cheio”, afirma Roberta, que também nota certa contradição com relação ao tema do EP: “Mesmo dentro de um momento de duas pessoas, que eu não tive tanto contato com o mundo, eu quis mais coisa na minha música”.

A música “Cada Acorde É Seu”, por exemplo, é a única que tem outra pessoa além de Roberta na composição: sua companheira no isolamento Marina Campos. A cantora deu um espaço na canção para Marina falar, afinal “é a música que começa do nosso isolamento ‘eu e ela’”, explica. Quando a música surgiu, Roberta decidiu experimentar. “Ela tem uma certa melancolia nela que pedia o flugel, um instrumento solitário também, que falasse junto com minha voz. As músicas pedem mais coisas, e eu dou para elas”, diz.

Ao comentar sobre esse ser o primeiro projeto que assina como produtora em parceria com Sergio Fouad, relata uma experiência positiva. “Foi uma experiência tão bacana, tão bonita, esse primeiro passo de ir pro estúdio e ‘comandar’ a galera que gravou junto, me dá segurança para os próximos trabalhos”, afirma Roberta. Ela completa que esses processos fazem com que seus projetos tenham cada vez mais sua marca: “Minha música é muito autêntica, mas cada vez que eu trago ela mais pra mim ela vai ficando ainda mais com a minha cara”.

Projetos futuros

Roberta tinha planos para lançar um disco esse ano, que foi gravado, inclusive, após o novo EP, mas que ficará guardado até 2021. “Ele fala sobre amor, resiliência, é um disco muito positivo, então não fazia sentido lançar agora, cada momento pede uma coisa”, diz. Os planos de 2020 adiados envolvem também os shows: “Quando tudo acalmar, eu lanço esse disco e quero lançar junto com os shows e ir pra estrada, não vejo a hora de voltar para os palcos, estou sentindo muita falta”, afirma Roberta.

A carreira internacional também não fica de fora dos próximos projetos. Com uma carreira internacional já iniciada, com shows realizados na África e em Portugal em 2019, Roberta diz ter vontade de ir para outros lugares: “Esse momento de isolamento me trouxe muito essa percepção de que a minha música chegou a outros países, e eu quero ir lá encontrar com minha música e com as pessoas que curtem ela”.

O EP “Só Conheço o Mar” já está disponível nas plataformas digitais, assim como o clipe de “Meu Amor É Seu”.