Fundação Padre Anchieta

Custeada por dotações orçamentárias legalmente estabelecidas e recursos próprios obtidos junto à iniciativa privada, a Fundação Padre Anchieta mantém uma emissora de televisão de sinal aberto, a TV Cultura; uma emissora de TV a cabo por assinatura, a TV Rá-Tim-Bum; e duas emissoras de rádio: a Cultura AM e a Cultura FM.

CENTRO PAULISTA DE RÁDIO E TV EDUCATIVAS

Rua Cenno Sbrighi, 378 - Caixa Postal 66.028 CEP 05036-900
São Paulo/SP - Tel: (11) 2182.3000

Televisão

Rádio

Nathalie Bohm/TV Cultura
Nathalie Bohm/TV Cultura

Eleita por São Paulo com a maior votação para uma mulher em todo o Brasil, a vereadora Erika Hilton (PSOL) foi a entrevistada de Marcelo Tas no #Provoca da última terça-feira (29). 

Questionada sobre a proibição de casamento entre pessoas do mesmo sexo em países como Cuba e Venezuela, Erika afirmou que é preciso separar o modelo econômico exercido por essas nações de atrasos nos direitos civis. "A gente tem uma questão, quando a gente pensa em capitalismo e socialismo, em modelos econômicos. Quando a gente vai pensar em processos que estão liderando mundo afora, como Cuba e Venezuela, a gente teve um atraso nas questões de direitos humanos e civis das pessoas. Por isso eu digo, nós não estamos nos espelhando nesses modelos que ainda não compreenderam que o socialismo precisa amar a liberdade. O socialismo deve amar a liberdade. Não tem como falar em socialismo se a gente não tiver um valor pela liberdade, pelo respeito civil, por exemplo, da comunidade LGBT", disse.

Mulher negra e transexual, Erika Hilton apontou para o acolhimento de pautas sociais pelo capitalismo em busca de lucro: "Aqui nós temos uma artimanha do capitalismo. Porque não é que o capitalismo ama a liberdade. O capitalismo se aproveita das coisas para gerar riquezas para certos setores. Nós não temos aqui o casamento homoafetivo assegurado porque temos uma sociedade que valoriza a comunidade LGBT. Nós temos um sistema econômico que lucra a partir disso".

Ela ainda respondeu sobre a falta de liberdade de expressão nesses locais. "Nós precisamos pegar a essência do que é e trazer para o agora. Nós precisamos destruir esse modelo econômico capitalista do lucro acima da vida, mas também não podemos replicar essas falhas", completou.

Assista à entrevista na íntegra:

Apresentado por Marcelo Tas, o #Provoca vai ao ar às terças, às 22h15, na TV Cultura, site e redes sociais da emissora, além do canal oficial do programa no YouTube.